manroland de olhos no 3D

Há já algum tempo, a manroland web systems tem estado ocupada na análise e teste de métodos de produção alternativos. Os resultados mostram que não há como contornar o processo de manufatura aditiva.

O processo de fabricação de filamentos fundidos (FFF) para peças de plástico existe desde 1990. Enquanto isso, existem abordagens industrialmente maduras, que visam explorar o processo também para peças de metal. Isso significa que há uma oportunidade de facilitar a aquisição de peças sobressalentes e de desgaste, o que é um passo que traria enormes benefícios para os clientes.


O termo manufatura aditiva descreve um processo no qual um componente é construído, camada sobre camada, com base em dados de um projeto digital tridimensional, através de depósito ou conexão de materiais. O termo familiar, impressão 3D, é cada vez mais usado como sinónimo de processos de manufatura aditiva. A próxima geração do processo FFF é um processo de produção profissional, que está atualmente nos estágios iniciais de seu desenvolvimento.


A manroland web systems desenvolveu um modelo de negócios para o comércio online, nos últimos anos, com a manroland web STORE e a plataforma de B2B, MARKET-X. Os tópicos de velocidade e flexibilidade são naturalmente de grande interesse; em particular, para o setor de e-commerce. Vários processos de fabricação, que fornecem mais benefícios para o cliente, podem ser implementados, dependendo de quão urgente é o prazo.


Um benefício da impressão 3D, que muitas vezes recebe pouca atenção, tem um enorme significado: são produzidos menos resíduos durante a produção de peças de trabalho por manufatura aditiva do que com os processos de produção convencionais. No futuro, por exemplo, a produção descentralizada seria concebível para encurtar as rotas de transporte.


“Juntamente com os benefícios acima mencionados, a manufatura aditiva também traz uma imensa otimização de stocks, porque pode produzir-se “on demand”. Ao mesmo tempo, ainda temos uma segurança definitiva de fornecimento. Esses benefícios significam que os clientes têm benefícios monetários e também economia de tempo e processos mais rápidos. Também podemos garantir a reprodutibilidade a longo prazo de peças mecânicas sem o uso de ferramentas específicas ou moldes de fundição. Muitos desses processos ainda não são uma opção quando se trata de produção em massa, no entanto, eles são muito adequados para a produção de lotes convencionais em engenharia de máquinas e fábricas”, explica Lutz Leonhardt, Vice-president Global Supply Chain & Merchant Network da manroland web systems.


Alexander Wachter, Vice President eCommerce, Remote Service, Customer Support da manroland web systems, reafirma: “Queremos integrar permanentemente produtos de manufatura aditiva no nosso setor de e-commerce, a fim de melhorar a disponibilidade de peças para os clientes, oferecer oportunidades alternativas de fornecimento para nós e, assim, um nível estável de satisfação do cliente através da criação de opções de tempo de entrega mais curto. Continuaremos a apoiar os clientes para produzir de forma competitiva e eficiente no futuro, usando os métodos mais modernos.”