HP Metal Jet

A HP volta a inovar no 3D com o lançamento da HP Metal Jet, uma máquina para produção de alto volume de peças metálicas.

A HP promete até 50 vezes mais produtividade comparativamente a outros métodos de impressão e já anunciou que está a trabalhar com empresas como a GKN Powder Metallurgy e a Parmatech, que contam com clientes como a Volkswagen, a Wilo, o Primo Medical Group e o OKAY Industries.


Como parte de sua missão de transformar a maneira como o mundo projeta e fabrica, a HP também lançou o Metal Jet Production Service, permitindo que os clientes em todo o mundo tenham novos designs de peças 3D, produzam peças finais em volume e integrem o HP Metal Jet nos roadmaps de produção a longo prazo.

“Estamos no meio de uma revolução industrial digital que está a transformar uma indústria de US $ 12 triliões. A HP ajudou a liderar essa transformação com o pioneirismo da produção 3D de peças plásticas em massa e agora estamos a dobrar com o HP Metal Jet, uma tecnologia revolucionária de impressão 3D em metais. As implicações são enormes - os setores automotivo, industrial e médico produzem bilhões de peças de metal a cada ano. A nova plataforma de impressão Metal Jet 3D da HP traz velocidade, qualidade e economia para permitir que os clientes repensem completamente a maneira como projetam, fabricam e fornecem novas soluções na era digital.Dion Weisler, CEO e Presidente da HP Inc.
 
O HP Metal Jet é uma tecnologia ao nível de voxel que aproveita mais de 30 anos de inovação de cabeçotes de impressão e de químicas avançadas. Com um tamanho de mesa de 430 x 320 x 200mm, o quádruplo da redundância do nozzle, o dobro das barras de impressão, e significativamente menos ligante por peso, a HP Metal Jet oferece “maior produtividade e fiabilidade a baixos custos operacionais e de aquisição”. O HP Metal Jet faz peças acabadas em aço inoxidável, fornecendo propriedades isotrópicas que atendem ou excedem os padrões ASTM e MPIF7.
 

Transformar indústrias

A HP fez uma parceria com a GKN Powder Metallurgy para instalar a tecnologia HP Metal Jet nas suas fábricas, para a produção de peças funcionais de metal para empresas como a Volkswagen e a Wilo.
 
A GKN Powder Metallurgy é líder mundial na produção de materiais e produtos usando tecnologias de metalurgia do pó e inclui as marcas GKN Sinter Metals, GKN Hoeganaes e GKN Additive Manufacturing. A empresa produz mais de três biliões de componentes por ano e espera imprimir milhões de peças HP Metal Jet para os clientes em vários setores já a partir do próximo ano.
 
HP Metal Jet Customer Volkswagen
 
A Volkswagen, fabricante de automóveis, está a integrar a HP Metal Jet no roadmap de projeto e produção. A colaboração, entre a Volkswagen, a GKN Powder Metallurgy e a HP, resultou na capacidade produzir peças personalizadas em massa, como chaves individuais e placas de identificação para o exterior. O plano plurianual também inclui a produção de peças funcionais de alto desempenho com requisitos estruturais significativos, como alavancas de caixas de velocidade e montagens de espelhos. À medida que novas plataformas, como veículos elétricos, entram em produção em massa, espera-se que a HP Metal Jet seja aproveitada para aplicações adicionais, como a redução de peso de peças metálicas com certificação de segurança.
 
"A indústria automóvel está a atravessar uma revolução - os clientes não esperam apenas personalização, e até 2025 as marcas do Grupo Volkswagen terão introduzido 80 novos modelos elétricos", comenta Martin Goede, Head of Technology Planning and Development da Volkswagen. “Um único carro consiste em seis a oito mil peças diferentes. Uma grande vantagem de uma tecnologia aditiva como a HP Metal Jet é que nos permite produzir muitas dessas peças sem antes precisar construir ferramentas de manufatura. Ao reduzir o tempo de ciclo para a produção de peças, podemos obter um volume maior de produção em massa muito rapidamente. É por isso que a nova plataforma Metal Jet da HP é um grande passo à frente para o setor, e esperamos elevar o nível do que é possível para oferecer mais valor e inovação aos nossos clientes. "
A GKN Powder Metallurgy também está vai produzir peças industriais económicas, com maior eficiência hidráulica, para a Wilo, fornecedora de soluções e sistemas de bombas. A Wilo vai produzir impulsores, difusores e carcaças de bombas com dimensões amplamente variáveis que devem suportar flutuações de sucção, pressão e temperatura intensas.

Para atender a indústria médica, a HP também está em parceria com a Parmatech, uma empresa da ATW, para expandir a produção em massa de peças para clientes como a OKAY Industries, a Primo Medical Group e outras. A Parmatech opera na moldagem por injeção de metal e é pioneira na fabricação de metais há mais de 40 anos, especializada na produção de peças metálicas de baixo custo e alto volume para os setores médico e industrial.
 
HP Metal Jet Customer GKN

No primeiro semestre de 2019, os clientes poderão fazer upload de ficheiros de projetos 3D e receber peças de classe industrial em grandes quantidades através do novo Metal Jet Production Service. As peças serão produzidas pelos parceiros da HP, GKN Powder Metallurgy e Parmatech, para garantir os mais altos padrões de engenharia e qualidade de produção. Para obter mais informações e inscrever-se para obter acesso ao serviço, siga esta ligação: HP.com/go/3Dmetalparts.