Valvulas Ventiladores impressas pela IsinnovaVálvulas de ventiladores impressas pela italiana Isinnova

A vice-presidente executiva Margrethe Vestager e o comissário Thierry Breton juntaram-se a uma videoconferência com os ministros da Indústria da UE para discutir as implicações do Coronavírus no mercado interno e na indústria europeia. A impressão 3D foi ponto de discussão, enquanto tecnologia inovadora que permite aumentar o fornecimento de equipamentos de proteção e medicina.

 O objetivo da reunião passou por trocar informações sobre como seria possível aumentar a capacidade de equipamento de proteção e equipamento médico, avaliar as necessidades agregadas e a oferta e a procura correspondentes e permitir que os equipamentos cheguem a quem dela necessite.

A opinião unânime é a de que é necessário um mercado único funcional com coordenação da União Europeia. Entre as soluções e tecnologias abordadas, os ministros falaram sobre impressão 3D, conversão da produção de têxteis em máscaras e plataformas digitais para ligar capacidade e necessidades de produção.

Falaram também sobre a forma de evitar perturbações na cadeia de abastecimento e de abordar o impacto económico do surto nas empresas.

Margrethe Vestager explicou como a Comissão adotou um quadro temporário de auxílios estatais para permitir que os Estados-Membros utilizem toda a flexibilidade prevista nas nossas regras comuns para apoiar a economia.

" Um dos nossos objetivos mais partilhados é garantir que as empresas têm a liquidez para continuar a funcionar - e que a ajuda realmente lhes chega. Ao mesmo tempo, podemos assegurar-nos de que ainda temos um mercado único - será crucial quando recuperarmos após a crise de saúde.

Assim, na quinta-feira da semana passada, a Comissão adotou um quadro temporário que permite aos Estados-Membros utilizarem toda a flexibilidade prevista nas regras de auxílios estatais para apoiar a economia no contexto do surto de Coronavírus. E, no fim de semana, adotámos cinco medidas diferentes. A Comissão continua a trabalhar com os Estados-Membros para garantir que as medidas nacionais de apoio possam ser implementadas o mais rapidamente e eficazmente possível", explicou Vestager.

Breton comentou: "Temos a responsabilidade coletiva de mobilizar todos os instrumentos à nossa disposição para responder ao surto. Temos de garantir que os nossos profissionais de saúde e pacientes têm acesso a máscaras, outros equipamentos de proteção e dispositivos médicos, como ventiladores. Agora é tempo de nos erguermos e defendermos a nossa capacidade industrial, o nosso mercado único e a nossa solidariedade. A vida dos nossos cidadãos e a nossa economia estão em jogo se não conseguirmos enfrentar juntos a crise covid-19. Temos de agir com urgência, solidariedade e audácia." 

Breton salientou os atuais esforços para aproximar todos os intervenientes na cadeia de valor dos equipamentos médicos para aumentar a capacidade de produção da Europa ilustram o conceito de ecossistemas industriais.