Carta Rei dos Leitões

O restaurante da Mealhada, Rei dos Leitões, tem um novo visual gráfico desenvolvido pelo do designer portuense Fernando Pendão, do atelier Pendão & Prior.

O objetivo passou por modernizar e dinamizar a imagem, mantendo-se o símbolo de uma coroa (que, ao ser modular, pode ser apresentada com diferentes padrões), o lettering Rei dos Leitões e a assinatura a remeter para o ano de fundação: Est. 1947.

Predominam duas cores: o preto e o amarelo, que se encontram nos exteriores dos edifícios e em vários materiais e até veículos – com destaque para a “Amarelinha”, uma antiga e recuperada Renault 4L.

Numa primeira fase, o novo logótipo foi implementado no estacionário, em sacos e na presença gráfica em eventos e patrocínios.

Rei dos Leitões Coroas

As fardas são o próximo passo, enquanto as louças e a sinalização do restaurante terão de aguardar, a médio prazo, pela substituição.

Em contrapartida, o logótipo (antigo) calcetado no chão da entrada do restaurante jamais será substituído. “É uma obra de arte totalmente produzida à mão. As pedrinhas foram todas cortadas em guilhotina uma a uma. O Rei projeta-se no futuro com os pés assentes no passado”, justifica Licínia Ferreira, proprietária do restaurante.

Rei dos Leitões

A par da renovação, os proprietários Licínia Ferreira e Paulo Rodrigues, inauguraram ainda um novo espaço: a Lojinha do Rei. Lá é possível encontrar compotas, chocolates, loiças, objetos de artesanato, têxteis, vinhos e outros produtos.

Inaugurado a 15 de Maio de 1947, na reta da Mealhada, na Bairrada, o Rei dos Leitões começou por ser uma pequena tasca, no verdadeiro sentido da palavra, até ao dia em que os tios de Licínia Ferreira decidiram assar um leitão. O resultado está à vista mais de 70 anos depois, com um espaço que continua a crescer.