Creativity Matters

Foi em Los Angeles que decorreu o último Adobe MAX, a conferência da gigante tecnológica onde foi anunciada a próxima geração da Creative Cloud.

As novidades mais entusiasmantes chegam ao Adobe Photoshop e ao lançamento oficial da aplicação para iPad, à extensão do Adobe Fresco para Microsoft Surface, assim como à antevisão do que vai chegar ao iPad com o Adobe Illustrator ou a nova Photoshop Camera.

A Adobe continua a apostar na realidade aumentada e traz ainda a introdução da Adobe Aero, uma nova ferramenta para a criação.

Foram também lançadas atualizações para as aplicações Lightroom, Premiere Pro, After Effects, InDesign e Adobe XD.

Adobe photoshop

Com este lançamento da Creative Cloud, novos recursos movidos a Adobe Sensei foram introduzidos em todos os produtos, incluindo o Auto Reframe no Premiere Pro, a Seleção de Objetos no Photoshop, o Auto Tone na Photoshop Camera e pincéis ao vivo em Fresco.

"Estamos entusiasmados por empurrar as fronteiras da criatividade para tornar todos mais produtivos na expressão da sua visão criativa", disse Scott Belsky, diretor de produto e vice-presidente executivo da Creative Cloud, Adobe. "Os anúncios de hoje redefinem a experiência criativa para todos - não só a profissionais experientes, mas também a próxima geração de designers, fotógrafos, cineastas e ilustradores."

Criação independente da plataforma

 Inicialmente anunciado no MAX 2018, o Adobe Photoshop para iPad traz os fluxos de trabalho de composição e retoque para o tablet. Possui interoperabilidade completa do PSD, uma interface de utilizador (UI) baseada em toque, acesso a documentos em nuvem e o poder de trabalhar em criações multicamadas do mundo real.

Desenvolvido especificamente para tablets, o Photoshop no iPad é um ponto de entrada intuitivo e mais acessível para o Photoshop para novos utilizadores, bem como um complementar para criadores profissionais.

Lançado para iPad no início deste outono, o Adobe Fresco já está disponível no Windows, começando nos dispositivos Microsoft Surface Pro X e no hardware Wacom MobileStudio Pro.

Adobe frescosurface

Fornece uma experiência de desenho e pintura natural e versátil em todos os dispositivos, combinando raster, vetor e novos Live Brushes. Alimentado pela Adobe Sensei, os Live Brushes permitem misturar e interagir na tela, assim como se faria com pincéis de óleo e aquarela. O produto também permite que os artistas sincronizem os pincéis favoritos do Photoshop para um fluxo de trabalho suave entre aplicações.

Por mais de 30 anos, a Adobe Illustrator tem sido uma das principais aplicações de ilustração. A empresa mostrou o que imagina para o futuro do Illustrator como uma aplicação baseada em toque, que traz a precisão e versatilidade da experiência de desktop para o tablet.

A atualização do iPad permitirá que os utilizadores trabalhem com os mesmos documentos em vários dispositivos e tenham acesso contínuo ao Adobe Stock, Adobe Fonts e a todas as Bibliotecas criativas em nuvem.

Adobe illustrator on ipad

Visualizada pela primeira vez, a Photoshop Camera é uma nova aplicativo móvel que traz a magia do Photoshop diretamente ao ponto de captura. A Photoshop Camera dá uma maneira divertida e fácil de criar e partilhar imagens de alta qualidade nas redes sociais. Como uma aplicação de câmara inteligente, usa a Adobe Sensei para melhorar automaticamente a qualidade da foto e vai incluir uma biblioteca expansiva de objetivas e efeitos exclusivos dos principais artistas e influenciadores, incluindo Billie Eilish.

Outras novidades na suite

Lightroom tem agora tutoriais interativos no desktop oferecendo novas maneiras de aprender a editar com inspiração em fotógrafos profissionais. Também possui a função Panorama Fill Edges, que preenche as bordas de uma imagem usando a tecnologia Content-Aware Fill.

Premiere Pro chega com o Auto Reframe, um novo recurso que usa a tecnologia Adobe Sensei para analisar imagens e aplicar panning inteligente e corte para manter a ação no quadro.

After Effects chega com atualizações de desempenho significativas com reprodução suave e fluida de visualizações em cache, arquivos MULTIR multicanal mais rápidos e um preenchimento mais rápido com conteúdo que usa metade da memória.

Photoshopcamera

InDesign tem um novo suporte de importações SVG em fluxos de trabalho de design digital e impresso, além da opção de usar fontes variáveis personalizáveis dentro da aplicação. Os designers podem ajustar propriedades de tipografia, como peso, largura, inclinação e tamanho ótico. A Adobe também está traz o Asset Link que permite a vinculação direta entre ativos do Adobe Experience Manager (AEM) e o InDesign, ajudando a acelerar ainda mais a criação de conteúdo impresso e digital.

Live Coediting e Document History no Adobe XD foi lançado como um recurso beta, de coedição ao vivo que permite que vários utilizadores trabalhem num documento ao mesmo tempo, permitindo a colaboração em tempo real para equipas de design e partes interessadas. A adição do Histórico de Documentos permite que qualquer pessoa veja uma lista de versões salvas de documentos, navegue por versões previamente salvas e abra qualquer versão numa nova janela para ver alterações.

Adobe aero

Creative Cloud Desktop foi redesenhado e traz uma maneira mais intuitiva de aceder, atualizar, descobrir e aprender as aplicações da Adobe. A atualização inclui um mecanismo de pesquisa nativo, que pesquisa em todos os ativos e arquivos da Creative Cloud e dá acesso a tutoriais. Também possui novas maneiras de aceder a serviços como Adobe Fonts, Adobe Stock e Behance, bem como uma nova ferramenta de gestão em tela inteira para bibliotecas na nuvem.

Creative Cloud Libraries construídas para eficiência e colaboração. Estão agora totalmente integradas com o XD, permitindo que se aproveite o se cria em outras aplicações, como o Illustrator, diretamente no XD. Agora também podem ser acedidas no Microsoft Word e no PowerPoint, capacitando os colegas não criativos a criar documentação e apresentações de marca com os ativos mais atualizados. Finalmente, desenvolveram bibliotecas, bibliotecas pré-povoadas construídas para inspirar ou atuar como uma entrada para bibliotecas para novos utilizadores.