fbpx

O Conselho Europeu para a Reciclagem de Papel (EPRC) está a solicitar às autoridades competentes que permitam a reciclagem de papel e facilitem o transporte transfronteiriço.

"Nestes tempos críticos, é mais importante do que nunca manter a nossa indústria a funcionar, de forma a garantir a produção de embalagens para produtos essenciais”, explica Angelika Christ, presidente da EPRC.

Reciclagem por Freepik©Freepik

O novo plano de ação para a economia circular, recentemente publicado pela Comissão Europeia, reconhece a recolha separada como pré-requisito para a economia circular. Com uma taxa de reciclagem de 71,9%, e mesmo de 84,6% em embalagens, a cadeia de valor do papel e do cartão depende da reciclagem.

A recolha separada de papel, proveniente da utilização de famílias e supermercados, assim como a sua triagem e transporte para fábricas de papel são uma parte essencial desta cadeia de abastecimento, diz a EPRC.

Recentemente, algumas cidades de alguns Estados-Membros anunciaram que poderiam ter de reduzir ou parar a recolha separada de resíduos ou encerrar os centros de triagem devido à atual crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

A cadeia de valor do papel comprometeu-se a manter as suas operações de entrega de todos os produtos essenciais, refere a EPRC, tais como produtos de higiene, embalagens para alimentos ou produtos farmacêuticos, tomando todas as medidas necessárias para proteger trabalhadores, fornecedores e clientes.