A The Navigator Company e a RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e do Papel lançaram o portal florestas.pt, destinado a todos os que querem conhecer as florestas nacionais, em todas as suas valências: natural, ambiental, recreativa e socioeconómica.

A informação veiculada é produzida por uma equipa de investigadores e redatores que trabalham conjuntamente para criar conteúdos acessíveis, baseados em informação técnica e científica, apoiada em fontes técnicas e oficias e em referências bibliográficas consistentes.

Site Florestas

“Atualmente, segundo a FAO, quase 50% do uso da floresta é para a produção direta e indireta do uso de energia, 33% para a produção de mobiliário e apenas cerca de 18% para a produção de painéis e aglomerados de madeira, para papel, cartão e tissue”, explica António Redondo, CEO da The Navigator Company, ao dar um exemplo de como a opinião pública poderá desconhecer a realidade da economia ligada à floresta.

São quatro os grandes vetores de orientação para o visitante da plataforma: Conhecer, Valorizar, Descobrir, Notícias & Agenda.

Em Conhecer, o visitante encontra dados de caracterização da floresta nacional e dos desafios que se lhe colocam, em termos de sustentabilidade.

Em Valorizar são apresentados os indicadores socioeconómicos dos vários sectores ligados à floresta, assim como o valor dos seus produtos e serviços.

Conhecer a floresta e aceder a informação de cariz cultural e recreativo (roteiros, curiosidades, aplicações tradicionais dos produtos florestais, saúde e gastronomia) é a proposta da secção Descobrir.

Já em Notícias & Agenda, como o nome indica, poderá conhecer as novidades mais recentes e ficar a par de eventos relacionados.