A compra de equipamento/maquinaria (46%) e os recursos humanos (38%) são as áreas que as pequenas e médias empresas portuguesas (PME) mais identificam como prioritárias para expansão e consolidação.

Estes são os resultados de um estudo de diagnóstico, feito junto de 1.766 PME portuguesas, no âmbito do projeto AEP Link.

Cuidar dos Investimentos

A expansão para novos mercados (29%), o investimento em marketing, comunicação e vendas (24%), o investimento nos sistemas tecnológicos (23%), são outras das áreas que constam no estudo, identificadas pelas PME com carência de investimento.

No que respeita a montantes de investimento necessários, o relatório refere que 75% das PME inquiridas necessitam de investimentos inferiores a 500 mil euros, e apenas 11% aponta necessidade de investimento superior a um milhão de euros. 

Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, revela que, relativamente a opções para obtenção de capital, «este relatório de diagnóstico às necessidades de colaboração e fornecimento das PME, que desenvolvemos no âmbito do projeto AEP Link, mostra que a maioria das empresas inquiridas, cerca de 65%, recorrem preferencialmente a empréstimos bancários, mas também é bastante expressiva a percentagem das empresas que se candidatam a incentivos comunitários, aqui 48%». O presidente da AEP explica ainda que as restantes formas de captação de capital «estão sobretudo afetas a processos de fusão com outras empresas, venda de capital da empresa e crowdfunding». 

Além dos aspetos relacionados com o Investimento, o estudo desenvolvido no âmbito do AEP Link, considera também as principais necessidades das PME portuguesas relativas à Economia Digital e Inovação.

Foi ainda abordada uma quarta dimensão, a Sustentabilidade Empresarial, que assenta na análise de liquidez das PME, nos créditos financeiros, e nas vendas e atividades de prospeção de clientes.

O projeto envolve 1.200 PME, 22 associações empresariais, 12 comunidades intermunicipais, oito instituições de ensino superior. O projeto AEP Link (POCI-02-0853-FEDER036026) é promovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria, com o envolvimento da Deloitte Portugal e o apoio da Konica Minolta, Crédito y Caución e Iberinform. É cofinanciado pelo Compete 2020, pelo Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).