Há muitas ideias erradas a circular sobre as impressoras a jato de tinta e, por isso, a Epson adicionou "Caçadores de Mitos" à sua equipa europeia. Desde tintas que custam mais do que champanhe a impressoras lentas e desatualizadas, passando por conexões Wi-Fi difíceis de configurar, são alguns exemplos das afirmações a validar.

Roz Addison é a responsável da equipa de Caçadores de Mitos e é apoiada por Charlie de la Haye. Parte da equipa de comunicação da Epson, ambos assumirão os novos papéis, numa série de curtas-metragens que procuram acabar com estes mitos.

 

Roz Addison diz: “É preciso muito para confrontar e contornar estes equívocos comuns. Esperamos que, assim fazendo, possamos responder a essas vozes críticas de uma vez por todas. Não, a tinta não precisa de ser mais cara do que o champanhe. Não, as impressoras não são lentas ou desatualizadas. Não, a tinta dos cartuchos não seca”.

 Charlie de la Haye acrescenta: “Da minha responsabilidade, pretendo esclarecer alguns dos equívocos mais comuns e oferecer algumas dicas e conselhos úteis. Não quero ouvir ninguém dizer que não usa uma impressora jato de tinta porque não é tão avançada quanto a tecnologia de impressão a laser. Simplesmente não é verdade."  

“Embora os caçadores de mitos e os seus vídeos sejam apresentados de forma alegre e com a intenção de adicionar um toque divertido ao que pensamos sobre a impressão, a verdade é que falam de um aspeto sério e importante. As impressoras a jato de tinta mais recentes incorporam tecnologias de ponta. A Epson gasta cerca de 1,2 milhão de dólares por dia em pesquisa e desenvolvimento, e a empresa é premiada regularmente com prémios de design por muitos dos seus produtos em todo o mundo”, refere a fabricante.

Os mitos que Roz e Charlie pretendem caçar são:

  • Conectar-se a uma rede Wi-Fi e imprimir a partir de um telemóvel é difícil;
  • A tecnologia da impressora a jato de tinta é antiga e desatualizada;
  • As impressoras a jato de tinta são boas apenas para pequenos trabalhos de impressão e não são feitas para durar;
  • O papel encrava constantemente e as cabeças de impressão estão sempre a secar;
  • Não é possível imprimir quando um cartucho acaba;
  • A tinta não é barata;
  • A tinta que colocamos nas impressoras não é importante.

Os vídeos dos caçadores de mitos serão partilhados em todo o mundo numa campanha que será lançada nos próximos meses e estarão disponíveis nos canais oficiais da Epson no YouTube e nas redes sociais.

 Roz e Charlie também estão disponíveis para dar palestras informais sobre ciência, tecnologia ou sobre os benefícios de jato de tinta e a importância do uso de tintas originais.

Veja os vídeos dos Caçadores de Mitos no Canal Youtube da Epson Portugal.