A papeleira Portals anunciou que vai encerrar a fábrica de papel-moeda em Overton, o que resultará na perda de mais de 300 postos de trabalho.

O anúncio chega com a confirmação de que o seu maior cliente, a De La Rue, iria terminar a relação contratual com a Portals. Há menos de dois anos, a fábrica tinha investido numa renovação, no montante de 20 milhões de libras, para fazer a reconstrução da sua máquina PM1. A sua outra fábrica de papel no Reino Unido em Bathford, em Somerset, que fabrica documentos de segurança, incluindo os utilizados em passaportes, não será afetada.

Papel Moeda Portals

Em comunicado, a Portals afirmou: "Na sequência da pandemia global e de outros eventos mundiais recentes, temos visto um impacto adverso significativo no nosso negócio de papel-moeda. É também evidente que a mudança na estratégia do nosso maior cliente, De La Rue plc, e o aumento dos custos, especificamente da energia, no contexto do mercado de papel altamente competitivo em que operamos, significa que o nosso negócio de papel-moeda, em Overton, já não é viável."

A fábrica de Overton em Hampshire emprega pouco mais de 300 pessoas e tem a capacidade de produzir cerca de 14 000 toneladas de papel de notas por ano. Haverá agora um período de consulta de 45 dias com os trabalhadores.

O fundador da Portals, Henry Portal, montou uma fábrica de papel em Bere Mill, no River Test entre Overton e Whitchurch, em 1712.