fbpx
DP - PACKAGING
Login

Heimtextil: 50 Anos a ditar tendências no têxtil

c_900_506_16777215_00_images_2020_Heimtextil_2020.jpg

O 50.º aniversário da Heimtextil está a celebrar-se, até 10 de janeiro, em Frankfurt. São 2952 empresas de 65 países a apresentar as inovações na maior feira comercial do mundo para têxteis.

"Não há quase nenhuma outra feira no mundo que possa olhar para trás em uma história tão agitada e bem sucedida. Desde o primeiro evento em janeiro de 1971 com 679 expositores, investimos maciçamente ao longo das décadas na qualidade da feira, bem como na gama de informações e inspiração que oferecemos à indústria. Estamos ansiosos para uma edição muito especial de Heimtextil, que está em muito boa forma", diz Detlef Braun, CEO da Messe Frankfurt.

O setor de mobiliário têxtil enfrenta grandes desafios: a revolução digital - palavra-chave 'Indústria 4.0' - está a levar a mudanças fundamentais na fabricação e processamento de têxteis domésticos.

Nem todas as empresas podem acompanhar o ritmo do desenvolvimento, sendo que o ano passado foi dominado por encerramentos de empresas e insolvências.

A digitalização abre muitas oportunidades do lado da produção - do lado do retalho, no entanto, leva a uma mudança significativa nos fluxos de compra, o que levou a uma forte consolidação e um declínio no número de lojas especializadas.

As vendas continuam a diminuir

O último relatório da indústria do IFH Cologne mostra que os gastos com têxteis domésticos continuam a diminuir. Embora os anos de 2015 a 2017 ainda tenham sido ótimos, as vendas diminuíram quase mil milhões de euros desde então e estão agora de volta aos níveis observados nos duros anos de 2008/09.

As razões para esta tendência podem ser atribuídas à economia lenta. Como resultado, a indústria alemã está a depositar as esperanças nos mercados estrangeiros e na alta proporção de visitantes do comércio heimtextil do exterior (75%)

Medidas variadas para uma maior sustentabilidade

A sustentabilidade é o tema global e está no topo da agenda. A décima edição do Green Directory, o diretório expositor para produtores sustentáveis, inclui 259 novas empresas.

A Green Village também está a crescer, no hall 12.0, e atua como um primeiro porto de escala para todas as questões relacionadas a questões verdes, certificadores reconhecidos se apresentarão.

Novo para esta área é o selo têxtil do governo alemão 'Grüner Knopf', lançado em setembro, e o Escritório das Nações Unidas para Parcerias, que apresentará os Objetivos globais de Desenvolvimento Sustentável. Duas vitrines ilustrarão que abordagens sustentáveis a indústria está a seguir e como já estão a ser aplicadas na prática: a indústria têxtil portuguesa apresentará o "iTechStyle Green Circle" no hall 12.0 e os fabricantes paquistaneses mostram projetos pioneiros sob o tema Paquistão Sustentável no saguão do hall 10.2.

Trend Space concentra-se no conceito sustentável

Aspectos sustentáveis também estiveram na vanguarda do conceito para os "Espaços de Tendência" deste ano. A Heimtextil convida-o para um show de design que não só fala sobre sustentabilidade, mas abraça-a em termos práticos e, graças a esta abordagem e sua reputação, é incomparável em todo o mundo. Com o lema ONDE EU PERTENÇO, os visitantes interessados em design acedem a 1000 exposições de expositores internacionais no Trend Space no salão 3. A abordagem da nova Biblioteca de Materiais do Futuro mostra e o método de produção de materiais inovadores. O foco está em tecidos reciclados e cultivados - os chamados têxteis vivos -, entre outras coisas.

heimtextil expo 2020

Mobiliário no centro das atenções

A Heimtextil vai focar a decoração dos hotéis sob o lema Interior.Architecture.Hospitality. O novo destaque aqui é uma biblioteca de materiais têxteis com 64 produtos selecionados e de alta qualidade categorizados de acordo com propriedades funcionais especialmente para mobiliário.

Com esta biblioteca a Heimtextil demonstra os variados usos de têxteis funcionais. Cada produto em exposição é rotulado com o nome do fabricante, número do stand e propriedades funcionais.

Todas as informações podem ser acedidas online durante todo o ano em www.textile-library.com. Além disso, a feira oferece um programa no Hall 4.2 com apresentações de produtos no 'Interior.Architecture.Hospitality Expo', com palestras de quatro dias, visitas guiadas e um diretório especial: o 'Interior.Architecture.Hospitality Directory'.

Clássicos do design das últimas cinco décadas

Para marcar a 50ª edição da Heimtextil, a feira apresenta clássicos de design das últimas 50 edições no hall 9.0. O lema 'Heimtextil Journey through Time - Celebrating 50 Years of Interior Design', convida a uma viagem por cinco décadas de história.