fbpx
DP - PACKAGING
Login
Atualizado a 12 Dec, 2019

Emetrês dá esclarecimentos sobre resinas e impressão 3D

Resinas 3D
 
A Emetrês disponibilizou um formulário, no seu site, para solicitação de informação especializada sobre as resinas e funcionamento da impressora 3D Form2.
 
A impressora 3D permite solucionar diferentes desafios, seja na otimização de um processo de fabrico, repetição de modelos ou avaliação da forma e encaixe de protótipos.
 
A FormLabs apresenta diferentes resinas, desenvolvidas para conseguirem resistir a testes exaustivos e manter um bom desempenho, mesmo quando submetidas a cargas elevadas.
 
Ao todo são sete as resinas funcionais disponíveis, com características distintas que as tornam adequadas a diferentes aplicações:
 
•    Grey Pro, indicada para protótipos versáteis e funcionais, com utilização repetitiva;
•    Rigid, reforçada com vidro, o que a torna sólida e resistente à deformação, sendo ideal para imprimir detalhes e paredes finas;
•    Durable, para aplicações que requerem uma fricção mínima, sendo altamente resistente à deformação;
•    Tough, que disponibiliza um equilíbrio entre a resistência e precisão, permitindo desenvolver peças funcionais e conjuntos que estarão sujeitos a breves períodos de tensão ou deformação;
•    HighTemp, com uma resistência térmica maior que deve ser utilizada para imprimir modelos para testes ambientais ou moldes e bases para fundição e termoformagem;
•    Flexible, para produzir peças flexíveis, que podem ser dobradas ou comprimidas;
•    Elastic, com um material elastomérico desenhado para aplicações que necessitam de alta elasticidade e que retornem à forma original, sem rasgar.
 
Para além das resinas funcionais, a Form2 tem também as resinas standard- Clear, White, Grey e Black. Estas são resinas de alta resolução, ideais para a criação de peças resistentes e com um acabamento polido, como protótipos, desenvolvimento de novos produtos e juntas de encaixe sob pressão.
 
A Form2 é uma impressora 3D com elevada qualidade e precisão, devido à sua tecnologia de estereolitografia que permite produzir objetos delicados e detalhados. O laser UV, de 250mW, que a Form2 utiliza, é orientado por dois galvanómetros, um em cada eixo, que apontam o raio laser para a área de impressão solidificando a resina, camada por camada, permitindo produzir peças de alta resolução, entre 25 e 100 micras.
 
É possível aceder ao formulário aqui
 
A Emetrês tem sede na Pontinha e é fornecedora do mercado gráfico há mais de 40 anos.