fbpx
DP - PACKAGING
Login

Project Captis: HP e Adobe unem forças por um melhor 3D

Project Captis
A HP  e a Adobe anunciaram o Project Captis, uma colaboração para desenvolver e fornecer um produto end-to-end, que permita transformar materiais físicos em materiais digitais em 3D.

O objetivo é ganhar eficiência no fluxo de trabalho, com as consequentes reduções de tempo e custo de execução. Para isso, recorrem à tecnologia Z, da HP, e ao software Adobe Substance Alchemist.

As empresas vão levar o Project Captis a parceiros de vários sectores, incluindo os de jogos, de e-commerce, de arquitetura e de moda, entre outros.

“A HP está na vanguarda na criação de pontes entre o mundo digital e físico ao oferecer um ecossistema completo de ferramentas e de soluções para a comunidade criativa. E queremos continuar a progredir à medida que o cenário e as necessidades dos criativos evoluem”, disse Alex Cho, president, Personal Systems, HP Inc.

"Na Adobe, temos a paixão de criar ferramentas e serviços que melhorem o desempenho dos artistas digitais", comenta Sebastien Deguy, VP of 3D & Immersive, Adobe. "A nossa colaboração com a HP através do Projeto Captis faz com que estejamos cada vez mais perto de oferecer a forma mais rápida e eficaz para os criativos digitalizarem materiais e usá-los nos seu processo de design 3D".

O Estúdio do Futuro

 
Os criadores que trabalham em 3D e efeitos visuais exigem realismo fotográfico e precisão de cores. O Project Captis oferece um workflow que permite capturar o mundo real de uma forma diferente.

Quando essa tecnologia é combinada com o potencial da impressão em 2D e 3D, é possível capturar imagens de materiais do mundo real e processar as imagens brutas em materiais digitais através de fotometria.

Os criadores podem então usar esses materiais digitais como elementos para visualização em computador ou no ecossistema de impressão em 2D/3D da HP.
 

Ciclo de vida do produto suportado pela impressão 3D

 
Como parte do programa Reinventing HP with Multi Jet Fusion, a HP usou a sua solução de impressão 3D para imprimir todas as partes não eletrónicas do hardware do Project Captis com detalhes, incluindo texturas digitais, todas as estruturas de snapfit e treliça, o que resultou numa redução de custos, menor tempo de colocação no mercado e maior sustentabilidade.
 

Experiências no Adobe MAX

 
Os participantes do Adobe MAX puderam visitar o stand Z da HP para ver e experimentar como a HP está a criar o estúdio do futuro para os workflows criativos: 3D e efeitos visuais, vídeo e motion graphics, experience design, fotografia e design gráfico.
 
O ecossistema HP Create estava em exibição para ilustrar a capacidade de capturar, criar e produzir experiências com o ecossistema completo da HP.
 
Além disso, Joshua St. John, Head of Creators da HP, organizou master classes e workshops práticos com criativos conhecidos que abrangem cada workflow criativo, incluindo a portuguesa Nidia Dias, Directora de Arte e Designer. O seu trabalho é focado sobretudo em styleframes e desenvolvimento em motion.

Outras atividades foram realizadas com Bradley G. Munkowitz (GMUNK), Alex Trochut, Jody Macdonald, Orlando Arocena, Rik Oostenbrock e Shane Griffin.
 
O programa piloto do Project Captis foi lançado no Adobe MAX e irá estar ativo no decorrer de 2020.