fbpx
DP - PACKAGING
Login
Atualizado a 12 Nov, 2019

Mondi desenvolve bandejas de papel para mercado alimentar

perFORMing by Mondi

A Mondi desenvolveu uma solução de embalagem para alimentos: bandejas de papel com barreira. Na Áustria, estes podem ser reciclados como resíduos de papel porque são feitos de 80% de fibra virgem e apenas 20% de plástico.

A nova embalagem reduz o consumo de plástico em 70% e a pegada de carbono em cerca de dois terços em comparação com a solução anterior.

“Concentramo-nos na sustentabilidade de todas as nossas embalagens e produtos de papel. Com uma ampla gama de inovações de produtos sustentáveis, incluindo a solução patenteada de papel e barreira, a PERFORMing, estamos a fazer uma contribuição valiosa para um mundo melhor” diz Markus Gärtner, CEO da Mondi Fiber Packaging / Paper

O papel pardo da nova embalagem é produzido pela Mondi Frantschach, e as bandejas de papel também são processadas e revestidas na Áustria, pela Mondi Zeltweg. Como consequência, o transporte pode ser reduzido ao mínimo e o valor agregado permanece em grande parte dentro das fronteiras do país.

Após uma fase de testes de nove meses, em cooperação com a produtora de laticínios Salzburgmilch, a nova embalagem será agora usada para fatias de queijo da charcutaria das variedades Bio Alpkönig, Bio Gouda, Bio Emmental, Bio Butterkäse e Bio Bergkäse. A nova solução de embalagem baseada em papel logo estará nas redes nacionais de supermercados na França e na Polónia.

Papel com revestimento especial reduz uso de plástico e emissões de CO2

Mudar de embalagens convencionais para soluções baseadas em papel oferece múltiplos benefícios. O papel tem a menor pegada de carbono de todos os tipos de embalagens e é reciclável, com taxas de reciclagem de papel na Europa já acima de 80%.

A UE e os consumidores exigem soluções que sejam recicláveis e mais sustentáveis. Segundo um inquérito de 2018, na Áustria, cerca de 50% dos consumidores procuram evitar, tanto quanto possível, as embalagens de plástico, o que obriga os fabricantes a implementar grandes mudanças nas cadeias de produção.