fbpx
DP - PACKAGING
Login
Atualizado a 15 Oct, 2019

Reciclagem nas escolas atinge valores record, diz a Valorsul

Valorsul ecovalor

Mais de 300 escolas aceitaram o desafio da Valorsul e participaram nos concursos “Separa e Ganha no Azul e no Amarelo”.

Foram enviadas para reciclagem 500 toneladas de plástico e metal e 475 toneladas de papel e cartão. Pelo seu desempenho, 321 escolas foram premiadas, no total em mais de 60.000€. 

O objetivo era mudar comportamentos, primeiro nas escolas e, em consequência, nas comunidades onde se inserem. Uma parte do plástico recolhido permitirá, por exemplo, produzir 70 000 novos pares de ténis.

Os concursos integram a oferta de educação ambiental da Valorsul, o Programa Ecovalor, que inclui ainda visitas, materiais informativos sobre a reciclagem e ações de sensibilização sobre o ciclo dos resíduos, que chegaram a mais de 2 000 turmas. 

Foi também possível, durante o ano letivo, dotar as escolas com bolsas pedagógicas para a separação de recicláveis, na ordem das 30 000 unidades para cada material: Azul e Amarelo.

O contributo das 24 instituições participantes (Centros de Dia, Universidades Seniores, Associações de Apoio à Comunidade, Escuteiros) foi superior a 18 toneladas ao separarem as suas embalagens e ultrapassou as 42 toneladas na separação de papel e cartão. As instituições receberam prémios de participação no valor global de € 2.200,00.

O Ecovalor começou com 40 escolas, 20 000 alunos e 57,8 toneladas no arranque dos concursos. No ano letivo de 2018/19, os resultados excederam tudo o que foi alcançado até aqui, separando 800 toneladas de material reciclável, mais 47% que na edição anterior.

A Valorsul vai manter a aposta na educação ambiental, orientada para o cumprimento das metas da reciclagem, e que ao mesmo tempo promove a redução do lixo e diminuição da utilização dos recursos naturais.

A Valorsul é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e região Oeste: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira.