Snapchat

 

Rejuvenescer a base de dados de leitores é um dos maiores desafios da imprensa. Tradicionalmente, os jornais e revistas herdam os leitores a partir das publicações em papel, mas precisam continuar a cativar um público jovem com outros interesses. O jornal britânico The Telegraph está a intensificar o trabalho nas redes sociais, nomeadamente no Snapchat, com o objetivo de atingir três milhões de leitores jovens.


Embora não seja uma fonte de rendimento para o jornal, a administração considera que se trata de um investimento na captação de leitores para o The Telegraph do futuro.  A idade média dos leitores situa-se nos 61 anos porque houve uma grande estratégia de converter os leitores em subscritores.


O editor procura um equilíbrio entre ter audiência e ter assinantes, justificando que “se tudo é pago já não és conhecido em todo o mundo”, o que faz com que se tenham piores resultados nos motores de busca, por exemplo.


O Snapchat funciona através de uma aplicação, permitindo a partilha instantânea de imagens em rede. São vários os títulos que já tiram partido das funcionalidades de partilha de notícias como, por exemplo, o The New York Times e o The Wall Street Journal.