A impressao ainda é mais forte

No relatório World Press Trends de 2019, a associação WAN-Ifra revelou que a principal fonte de receita das empresas jornalísticas ainda vem da impressão.

Vincent Peyrègne, o CEO da associação atribui isso ao facto de que os consumidores procuram conteúdo de qualidade em fontes fiáveis no meio do “nevoeiro de conteúdo questionável”.

Os consumidores estão mais predispostos a pagar conteúdo de qualidade, embora os meios de financiamento das empresas jornalísticas continuem a diminuir (3% em relação a 2018), quer no impresso quer no digital.

Ao analisar os segmentos em separado, é possível verificar uma diminuição de 7% na publicidade impressa e um crescimento de 5% na publicidade em digital.

Apesar da transformação digital, o relatório traz prova de que os rendimentos provenientes da impressão atingem os 86%, apesar da circulação de títulos impressos ter diminuído 1%, sendo que os dados podem variar de país para país.

A WAN-ifra refere ainda que existe uma relação inequívoca entre uma imprensa livre e independente e a força das democracias, a saúde das sociedades e a riqueza das nações e dos seus povos.

Os dados deste relatório são obtidos a partir de uma estatística anual conduzida em mais de 50 países, beneficiando ainda do input de parceiros globais como a ZenithOptimedia, IPSOS, PwC, Chartbeat, e IO Technologies.