A DB Corp (Índia), a Stuff Ltd. (Nova Zelândia), a Malayala Manorama (Índia), a Børneavisen (Dinamarca) e o Times of India foram os vencedores nas categorias de Inovação Publicitária, Edições Especiais, Inovação em Sustentabilidade, Produtos para Jovens Leitores e Inovação de Produtos, nos Print Innovation Awards.

Todos os anos, os Print Innovation Awards são atribuídos pelas inovações na publicidade impressa e produtos de jornais e revistas. Os prémios estão abertos a editores de jornais e revistas, bem como a anunciantes e agências de publicidade.

"A inovação na imprensa é essencial para os jornais, e os concorrentes deste ano demonstraram uma série de inovações criativas", disse Ingi Rafn Olafsson, Diretor do World Printers Forum, WAN-IFRA.

"A procura pela impressão está a diminuir e a procura de notícias impressas está a diminuir. Pode pensar-se que não há espaço para desenvolvimento ou inovação, mas muito boas ideias estão a fluir", disse Anu Ahola, vice-presidente sénior, de News and Retail da UPM Communications Papers, que patrocinou os prémios. "Nos prémios deste ano, é particularmente bom ver a rapidez com que a nossa comunidade surgiu com inovações relacionadas com a COVID-19 na imprensa. Isto destaca a relevância dos produtos impressos para os nossos consumidores", acrescentou.

Inovação na Impressão

Inovação publicitária: DB Corp

A DB Corp, editora da Dainik Bhaskar, um dos principais diários da Índia, ganhou a categoria de Inovação Publicitária com a sua inovação de "coluna de cartão". O anúncio numa coluna de cartão impressa para o seu cliente Mahindra & Mahindra Ltd, para o lançamento do seu camião Mahindra Supro Maxi, foi o primeiro do género na Índia. Nas dimensões de 5" x 7", com impressão multicolor em ambos os lados, com o logótipo e design do caminhão Supro Maxi foram colados na espinha da segunda e terceira páginas dos seus jornais Dainik Bhaskar (Hindi), Divya Bhaskar (Gujarati) e Divya Marathi (Marathi).

"Um dos nossos valores fundamentais é ser um criador de tendências. Sendo fiel ao nosso ADN, criámos uma inovação de cartões de coluna para o nosso cliente, que se destacou", disse R D Bhatnagar, CTO, DB Corp.

 

Inovação de Produtos: Times of India

Na categoria de Inovação de Produtos, o Times of India, com sede em Mumbai, foi o vencedor com o projeto Pour and Reveal. A ideia era sensibilizar os estudantes sobre que grupos sanguíneos poderiam ser doados a um grupo compatível.

"É a terceira vez consecutiva que recebemos um prémio de inovação de categoria de produtos da WAN-IFRA. Foram quase 159 inovações diferentes que lançámos. Foi possível rentabilizar cerca de 59 inovações até agora e a nossa receita é de 245 milhões de dólares. Tem sido uma grande viagem", disse Snehasis Roy, Diretor – Técnico, Bennett Coleman Co Ltd., Índia.

Edições Especiais: Stuff

O projeto Forever da Stuff Ltd., Nova Zelândia, arrecadou o prémio na categoria Edições Especiais. A revista, que é uma edição trimestral especial, foca-se nas alterações climáticas e na sustentabilidade. A primeira edição da revista foi publicada em março de 2020 e obteve um feedback esmagador.

"O projeto Forever reuniu jornalistas de toda a sala de imprensa da Stuff Ltd., e pessoal de toda a nossa empresa para mostrar as alterações climáticas e a sustentabilidade são prioridades para toda a organização", disse Patrick Crewdson, Editor-Chefe da Stuff. "Embalámos o relatório mais inovador e ambicioso da Nova Zelândia sobre as alterações climáticas numa revista marcante e neutra em carbono e num hub digital. Transformámos isto numa oportunidade para os clientes publicitários chegarem aos consumidores conscientes e contarem as suas próprias histórias de sustentabilidade e é um símbolo do compromisso do Stuff em reduzir o seu próprio impacto ambiental através de uma abordagem baseada na ciência."

 Borneavisen

Inovação de Sustentabilidade:  Malayala Manorama

Na categoria de Inovação em Sustentabilidade, a indiana Malayala Manorama venceu com o seu Projeto de Turbina Eólica de 10 MW. Numa iniciativa para promover a energia verde, tornando-se autossuficiente para satisfazer os seus requisitos energéticos, a equipa instalou e encomendou uma central de turbinas eólicas em cativeiro de 10 MW em Palakkad, Kerala, Índia.

"As nossas operações de impressão são 100% sobre energias renováveis, geradas por turbinas eólicas de 10 MW instalados em 2018. O nosso consumo anual de 21 prensas espalhadas por Kerala é de cerca de 21 milhões de unidades, enquanto a geração ronda os 26 milhões de unidades. Isto ajuda-nos a reduzir muito a pegada de carbono", disse Shibu George, Diretor-Geral da Malayala Manorama Ltd.

Produtos para Jovens Leitores: Børneavisen

Børneavisen, dinamarquês, um jornal de impressão semanal para crianças, foi o vencedor na categoria Produtos para Jovens Leitores. Børneavisen destina-se a crianças entre os 9 e os 12 anos. O jornal de 24 páginas tem um modelo de subscrição e contém notícias de todo o mundo, bem como histórias sobre animais, desporto, comida, redes sociais, ciência, política, e assim por diante. O jornal está completamente livre de anúncios.

Louise Abildgaard Grøn, CEO e Editora-Chefe, comentou: "Quando lançámos o jornal há dois anos, algumas pessoas estavam muito céticas em relação a um jornal impresso para crianças numa era digital. Mas dois anos depois provámos que estavam errados. A resposta tem sido esmagadora. O jornal impresso é o principal produto, mas estamos a abraçar o digital através da nossa própria app, que permite que as crianças estejam envolvidas e envolvidas no processo editorial. Além disso, a app permite-nos estar perto das crianças e compreender o seu mundo."