A MindProber, plataforma de automação de estudos de neurociência do consumo, instalou-se no TECMAIA – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia.

Tecmaia

A MindProber é uma nova plataforma de media testing em larga escala, combinando medidas fisiológicas e comportamentais. A plataforma, totalmente desenvolvida pela empresa portuguesa em termos de software e de hardware, permite aos produtores de conteúdo analisarem as reações e emoções dos espectadores segundo-a-segundo e em tempo real a conteúdos media, tais como anúncios publicitários, programas televisivos ou espetáculos em direto. A MindProber consegue medir e avaliar o impacto dos conteúdos média nos diferentes segmentos e prever o comportamento das audiências.

A startup, liderada por Pedro Almeida, tem neste momento uma equipa de dezasseis pessoas, 13 na Maia e, no Reino Unido, três focadas nas vendas. Nas palavras do CEO da MindProber, "o plano para 2021 passa por crescer a equipa para os vinte e seis colaboradores, entre Portugal e o Reino Unido, com perfis de Data Scientists, Developers e Investigadores de Neurociência e Bioengenharia.

O TECMAIA inaugurou um novo edifício em abril, que é totalmente ocupado pelo Centro de Serviços Partilhados da ADIDAS. Apesar do ano atípico a maioria das empresas não parou de contratar e continua mesmo à procura de mais talento para rechear as suas equipas. Exemplos disso são a Wipro, a Critical Manufacturing, a Infineon, a Synopsys e a Nonius.