TB8 8748 1

As associações que representam a indústria europeia de papel e cartão demonstraram aos novos membros do Parlamento Europeu como os produtos de papel e cartão são inovadores, renováveis ​​e um exemplo perfeito da economia circular na Europa.

A 4 de setembro, a CEPI, a FEFCO, a ACE e a FEPE organizaram uma exposição interativa chamada Paper Presents para apresentar a indústria de papel e cartão aos novos membros do Parlamento Europeu.

TB8 8776 1

Juntamente com várias associações nacionais que participaram do evento, a indústria de papel e cartão conseguiu destacar as possibilidades que os produtos de papel representam, a inovação que trazem e a circularidade no centro de sua indústria.

“Existem temas que a CEPI e os parceiros coorganizadores têm em comum. Renovabilidade, reciclagem e capacidade de mitigar as mudanças climáticas são o que temos, nos orgulhamos e compartilhamos com a sociedade”, disse Jori Ringman, diretor geral do CEPI.

Uma das partes mais interessantes para os membros do Parlamento foi a exposição, com uma variedade de invenções engenhosas e sustentáveis, todas criadas com produtos de papel e fibra florestal. A camisa da árvore é um ótimo exemplo. Com base nas fibras Tencel Lyocell feitas a partir de fontes sustentáveis ​, podem ser feitos têxteis. As fibras são produzidas num processo de circuito fechado ambientalmente responsável, que transforma a polpa de madeira em fibras de celulose com alta eficiência de recursos e baixo impacto ecológico.

TB8 8759 1

O nosso material é circular por natureza. Ele pode ser 100% reciclado e o que o distingue de outros materiais é que promete reciclabilidade e também é efetivamente reciclado em toda a Europa”, disse Angelika Christ, secretária geral da FEFCO.

Lisa Kretschmann, diretora administrativa da FEPE, representando empresas do setor de produção de envelopes de papel, explicou: “Envelopes

e o correio não são apenas a única maneira de alcançar cidadãos em todos os cantos da UE. Para 60-80% deles, também são os meios preferidos para receber informações importantes.”

TB8 8826 1

A indústria de papel e cartão está comprometida em apoiar o crescimento das florestas na Europa. Annick Carpentier, diretora geral da ACE, anunciou que por cada hóspede que compareceu ao evento Paper Presents, será plantada uma árvore. “Esse é mais um motivo para agradecer a todos que se juntaram a nós hoje à noite.”

Foram exibidas inovações em embalagens, incluindo a Landbox Straw, que, com materiais orgânicos, recicláveis ​​e higiénicos, isola produtos com qualidades de absorção de choque durante o transporte. Stretching Inner part, um material de embalagem de base biológica e reciclável, que protege mercadorias frágeis em trânsito, também estava em exibição.

TBA 7606 1

Também houve inovações em papel e cartão destinadas à indústria de alimentos e bebidas. As palhinhas de papel Wetclar são um exemplo. São feitas de fibras virgens produzidas especificamente para contato com alimentos e certificadas pelo FSC, PEFC e ECOLABEL. Também são tratadas contra a humidade e garantem a hidrofobicidade.

Outros produtos, como caixas de bebidas, também estão são inovadoras para melhorar a funcionalidade e oferecer uma baixa pegada de carbono. Os participantes provaram a água embalada em cartão, um novo segmento impulsionado pela exigência dos consumidores por produtos ecológicos.