Abertura Web Summit

A Web Summit arrancou ontem à noite, no Altice Arena em Lisboa, altura em que foram revelados os números para a edição de 2019. São esperados 70 469 participantes de 163 países, sendo que 46,6% são do sexo feminino.

Na cerimónia de abertura, que arrancou com Paddy Cosgrave, houve intervenções de Edward Snowden (Freedom of the Press Foundation), Daniela Braga (DefinedCrowd), de Filomena Cautela (RTP), de Jayden Smith (JUST Water), entre outros. A representar Portugal estiveram presentes Pedro Siza Vieira, ministro de Estado para a Economia e Transformação Digital, e Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Na passada sexta-feira, 1 de novembro, a organização da Web Summit já havia anunciado que tinha esgotado os bilhetes. Os mais de 70 mil visitantes chegam em maior quantidade de países como o Reino Unido, a Alemanha, o Brasil e os Estados Unidos.

Além de ser uma das edições com mais afluência, há um aumento de paridade: 46.3% dos participantes são do sexo feminino, ultrapassando os números de 2018 (44.5%).

Durante os próximos três dias, os pavilhões da FIL e o palco da Altice Arena vão receber 1206 oradores em 22 palcos, num evento onde participam 200 parceiros, 2000 startups e 2526 jornalistas.

The Gathering na Nova SBE

No Domingo, um evento exclusivo a que Paddy Cosgrave chamou “The Gathering”, decorreu na Nova SBE, em Carcavelos.  Empreendedores juntaram-se para um dia inteiro de troca de ideias, quase como que numa mini Web Summit exclusiva para os gigantes da tecnologia.

Paddy Cosgrave, Artur Pereira e Miguel Pinto Luz (da esquerda para a direita)

“É maravilhoso receber um evento como o The Gathering no nosso município e que melhor local que Cascais para receber uma audiência tão especial num evento tão secreto”, referiu Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.

“Esta é uma excelente universidade, de grande qualidade, conhecida em todo o mundo. Não haveria melhor local para este evento”, comentou Artur Pereira, country manager do Web Summit.

“Esta é uma oportunidade para juntar os Founders (fundadores de startups) com outros empreendedores. É um evento com mesas redondas em que participam diversas empresas, para uma partilha de experiências. É peer-to-peer learning (aprendizagem entre pares)”, explicou Paddy Cosgrave durante a conferência de imprensa que decorreu no início da manhã de domingo.