A 22 de novembro decorreu, em Ponta Delgada, a inauguração da Livraria Letras Lavadas, chancela da Publiçor, editora que pertence ao grupo da Nova Gráfica dos Açores.

O espaço abriu junto à Igreja Matriz da cidade, mas a administração optou por fazer a inauguração oficial mais tarde. Bruna Resendes. Diretora financeira e sócia do grupo Nova Gráfica, explica: “a abertura da Livraria Letras Lavadas foi a 22 de julho e decidimos que a sua inauguração seria mais tarde. A inauguração da mesma contou com várias atividades ao longo do dia e para todas as faixas etárias, sendo que de manhã foi dedicada a crianças e com a bênção do espaço, e da parte da tarde tivemos lançamentos de livros e a tão merecida inauguração”.

Livraria Letras Lavadas - Foto de Paulo Cabral

A Publiçor foi adquirida pela Nova Gráfica no ano de 2007. “A Publiçor era uma empresa que se dedicava mais ao ramo da publicidade do que a publicações. Com a aquisição pela Nova Gráfica, houve a necessidade de apostar em mais publicações assim como de criar a chancela Letras Lavadas. Esta aposta foi, inicialmente, em livros turísticos e depois vierem outros tipos de publicações, verificando-se que o mercado da Região Autónoma dos Açores tem um grande potencial, de escritores e leitores”, conta Bruna.

Cerca de 12 anos depois, a editora já soma cerca de 350 títulos e, por isso, decidiu dar o próximo passo: abrir uma “livraria no coração da cidade, no lado sul da Matriz”. O saldo é “positivo para o nosso grupo empresarial, ao qual conta com quase quatro dezenas de colaboradores e tem crescido de forma positiva e gradual na conquista de mercado”, explica a diretora financeira, que administra a empresa em conjunto com o irmão Milton Resendes, e o pai Ernesto Resendes.

Famólia Resendes - Foto de Paulo Cabral

Quanto à Nova Gráfica, Bruna Resendes confirma que a atividade continua forte: “o Grupo Nova Gráfica este ano teve várias conquistas, nomeadamente a aquisição de uma máquina digital e a abertura da nova livraria”.

Para os tempos que se seguem, pretendem continuar a investir na inovação gráfica e desenvolver projetos novos ligados aos seus ramos de atividade.