Foi no Showroom da Canon Portugal, em Oeiras, que fomos descobrir os mais recentes lançamentos no que respeita à impressão profissional.

A nova série imagePROGRAF TA, a imagePRESS C165 e três novos modelos na ImagePROGRAF PRO são as tentações para os empreendedores que procuram “uma nova prenda para o sapatinho” ou um incentivo para enfrentar os desafios do novo ano.

João Fernandes Dias, responsável da Canon Portugal, refere: “vamos entrar num segmento que não estava bem coberto. Na verdade, fornecíamos soluções de “Light Production” no segmento “Very Light” e perdíamos com isso, pois tínhamos de acompanhar os preços”.

TA-20

A nova série imagePROGRAF TA – que incluiu a impressora de mesa TA-20 de 24 polegadas (110 páginas A1 / mês) e a impressora multiusos TA-30 de 36 polegadas (80 páginas A0 / mês) – promete vir resolver essa questão. A gama traz o melhor das imagePROGRAF TX e TM, incluindo o sistema de alimentação com estabilização do papel por sucção (AFS), tecnologia que mantém o papel plano para que as cabeças de impressão coloquem a tinta de forma precisa, sem roçar no papel.

 imagePROGRAF TA 30

Os mecanismos internos foram otimizados para reduzir o ruído de operação e o design é compacto, para a otimização do espaço nas empresas. As máquinas vêm equipadas com tinteiros de 55 ml e estão preparadas para fazer a impressão sem margens. Isso permite a impressão de material para comunicação interna ou externa, destinando-se a ambientes corporativos, de retalho, gabinetes de design ou ainda para aplicações de CAD, nos setores da educação ou da saúde.


 Entra papel, sai inovação

 É assim que a Canon apresenta o mais recente modelo da gama imagePRESS C165, que se posiciona no segmento de entrada de produção.

Com capacidade para imprimir 65 (A4) páginas por minuto e digitalizar 120 imagens por minuto, as grandes forças do equipamento estão na variedade e gramagem dos substratos que consegue utilizar.

C165

Com uma matriz de 190 e uma resolução de 2400 dpi, aceita diversos formatos de papel, incluindo envelopes e substratos texturados, para além de conseguir imprimir banners até 1,30m.

No que diz respeito ao frente e verso, a impressão é automática nos substratos até 220g/m2, embora seja possível fazê-lo manualmente para os papéis que atingem as 350 g/m2. Traz ainda diversas opções de finalização como as ferramentas para criar Booklets, agrafar, ou fazer a furação multi-tipo.

Carlos Marçal

Com este equipamento, a Canon quer chegar aos CRD (os departamentos internos de produção), às PME, aos centros de cópias e às agências de publicidade.


  Grande formato descomplicado

Fotógrafos e profissionais de impressão são os grupos a quem pode interessar a nova série ImagePROGRAF PRO. Produzir posters de grande impacto, ou obras de arte sem margens que não necessitam de ser cortadas ou enquadradas são exemplos de tarefas que se tornaram mais simples com os novos modelos.

PRO 4100 ls

Com alimentador automático do papel – já que basta lá colocar o rolo e é o sistema que posiciona o papel e o introduz – as novas ImagePROGRAF PRO beneficiam do Chroma Optimizer das tintas Lucia. “A cor fica muito mais expressiva, os pretos ficam muito mais fortes e a imagem é mais contrastada”, explica Carlos Marçal.

Com pigmentos micro encapsulados, os de maior densidade são depostos no papel e isso permite uma menor dispersão da tinta e uma reflexão de luz mais uniforme, já que o Chroma Optimizer é uma camada uniforme que é colocada na superfície.

 Falando ainda da alimentação do papel, o novo sistema de manuseamento automático de materiais deteta o tipo e formato do papel. É possível até alterar o material na segunda unidade de rolo e enviar um novo trabalho para impressão enquanto a impressão no primeiro rolo continua. A impressora memoriza com que frequência utiliza os materiais e para que tipo de trabalhos, o que significa que a deteção dos materiais com a utilização é cada vez mais precisa.

A máquina beneficia de um redesign que inclui algumas zonas com transparência, que permite verificar rapidamente o andamento da impressão, por exemplo. As operações mais usadas – ‘Carregar (Load)’, ‘Alimentar (Feed)’ e ‘Cortar (Cut)’ – como teclas de atalho no painel de operação.

Mas há mais. O painel de controlo diz quanto papel resta e se é suficiente para imprimir um trabalho. Dois sensores, um na unidade de rolo e outro perto da área de impressão, medem quanto material foi utilizado pela máquina e dão uma estimativa exata.

 Os cinco modelos da série [imagePROGRAF PRO-2100 (24” - 12 cores), imagePROGRAF PRO-4100 (44” - 12 cores), imagePROGRAF PRO-6100 (60" - 12 cores), imagePROGRAF PRO-4100S (44” - 8 cores) e imagePROGRAF PRO-6100S (60” - 8 cores)], beneficiam da função da impressão sem margens e de uma extensa linha de software para ajudar no trabalho de preparação de impressão.

“Valorizamos a entrega dos equipamentos, mas com as ferramentas de software que permitem facilitar o trabalho das pessoas”, comenta Carlos Marçal. É aqui que surge a nova versão do software Professional Print & Layout, com várias melhorias. Destaca-se, por exemplo, o nesting automático (arrumação automática), que tira o máximo proveito dos materiais. Basta arrastar e largar as imagens e o software mostra para onde vai cada uma.