A Apigraf – Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras lançou uma campanha para sensibilizar a sociedade para o serviço essencial que é prestado pelas empresas gráficas e transformadoras.

Na situação de emergência que se vive, devido à pandemia da COVID-19, as empresas que operam nestas indústrias servem todas as outras e são essenciais para que as cadeias de abastecimento funcionem com a celeridade necessária.

somostodosgraficos facebook cover

 

Esta não é uma campanha sobre a efetividade da comunicação em suporte gráfico. Não se pretende evidenciar que a comunicação impressa é mais eficaz do que noutro suporte. Não é uma campanha de sustentabilidade, porque que o papel é mais sustentável e reciclável do que qualquer outro suporte. É sim uma campanha de essencialidade: as indústrias gráficas e transformadoras do papel produzem bens essenciais que são indispensáveis à vida em sociedade e à satisfação das necessidades mais básicas”, refere a associação.

 

A campanha pretende evidenciar a importância dos produtos gráficos e transformados do papel, chamando a atenção do público em geral para esse facto. “Todos nós que, de forma direta ou indireta, trabalhamos para ou nas indústrias gráficas e transformadoras do papel, sabemos que pertencemos àquela que trabalha para todas as outras”, sublinha Paulo Dourado, diretor de comunicação.

A campanha assenta na partilha de várias imagens apoiadas pelo hashtag #Somostodosgraficos, que visa comunicar que todos fazemos parte da sociedade que usufrui dos produtos destas indústrias: “somos nós, os empresários que estão à frente das empresas que produzem esses produtos essenciais, somos nós os trabalhadores dessas empresas, somos nós os consumidores desses produtos. Somos todos nós”.

post book apigraf

Como participar?

A campanha apela a que todos, enquanto cidadãos, possam participar no reconhecimento do papel das empresas gráficas e transformadoras. A Apigraf apela a que as empresas tenham um papel dinamizador e que divulguem a informação junto das suas redes familiares, sociais e profissionais.

Para ajudar a passar a mensagem, a associação criou vários elementos gráficos de suporte, que podem ser descarregados aqui, e que deverão ser acompanhados, se partilhados online, pelo hashtag #somostodosgraficos.

A revista doPAPEL e a revista PACKAGING vão apoiar esta iniciativa, enquanto Media Partners.