Dado uma vez por ano, o prémio de Line of the Year (Linha do Ano) reconhece o fornecedor cuja linha de produtos é considerada a melhor em termos globais com base nas suas avaliações laboratoriais.

A consultora independente Keypoint Intelligence anunciou que a Canon se destacou no formato A4 e que a Konica Minolta ganhou a distinção no formato A3. A HP também marcou pontos na Consistência da Cor.

bizhub i Series Konica Minolta

Para determinar os vencedores, a Keypoint Intelligence considera os MFPs que foram submetidos a testes laboratoriais.

"A Konica Minolta criou habilmente um portfólio A3 que é extremamente fiável e fácil de usar nas categorias de grupos de trabalho", disse George Mikolay, Diretor Associado da Keypoint Intelligence. "Além disso, a Konica Minolta tem feito um trabalho magistral de incorporar as soluções de software, juntamente com as aplicações e ferramentas de bordo, necessárias nos dias de hoje para trazer um nível de personalização à sua linha para cada utilizador, onde quer que estejam. A excelente fiabilidade, bem como a consistência tanto no desempenho como na usabilidade ao longo da linha, garantem que os utilizadores podem saltar perfeitamente de uma banda de velocidade para a outra com base na carga de trabalho e disponibilidade, com pouco ou nenhum drop-off na eficiência e eficácia."

Para avaliar a qualidade global da linha, os analistas olham para a classificação geral que um dispositivo recebeu após os testes, bem como as classificações em categorias-chave como Fiabilidade, Valor, Qualidade de Imagem, Usabilidade e Velocidade. 

Canon imageRunner

No que respeita ao formato A4, a Canon ganhou a corrida. "O portfólio de modelos premiados este ano é incomparável em amplitude", disse Kaitlin Shaw, Diretora Associada da Keypoint Intelligence. "Desde escritórios domésticos a grandes grupos de trabalho, seja de cor ou monocromático, de função única ou multifunção, a Canon tem o dispositivo para satisfazer as necessidades. A impressionante formação da Canon ultrapassou a concorrência de tantas formas, oferecendo propostas de valor de topo, performances e simpatia pelo utilizador. Robustas capacidades administrativas e de segurança, juntamente com uma forte qualidade de imagem, também ajudaram a Canon a destacar-se dos restantes. Além disso, há muitas ofertas de home office e pequenos grupos de trabalho incluídos nesta formação vencedora - categorias que se tornaram cada vez mais importantes no local de trabalho em rápida mudança. A força e o alcance das ofertas de Canon fazem dela a merecida vencedora do Prémio BLI 2021 A4 Line of the Year."

HP Laserjet

Se falarmos de consistência de cor, a distinção em A3 continua a ser da Konica Minolta, mas no que respeita ao A4, o prémio Buyers Lab 2021-2023 é entregue à HP. "OS MPFs e impressoras HP A4 LaserJet produzem uma produção de cor mais consistente do que a concorrência", disse Joe Tischner, Analista de Impressoras de Produção da Keypoint Intelligence. "O que é ainda mais impressionante é que a consistência de cor do hardware laser da HP se aproxima da estabilidade do que é visto com a sua tecnologia de jato de tinta. Seja no escritório ou em casa, os utilizadores terão a confiança na linha LaserJet da HP para entregar documentos de cor de qualidade repetível."

O hardware A4 é testado para metade do ciclo máximo mensal de serviços, com gráficos de cores impressos e medidos nos 25%, 50%, 75%, e 100% pontos de teste e cada amostra em comparação com a saída do Dia 1. Ao longo da última meia década, cerca de 3,7 milhões de páginas de 11 fornecedores foram impressas por todos os modelos a laser A4 que a Keypoint Intelligence testou. Para este prémio, os 15 dispositivos A4 avaliados da HP produziram 770 000 páginas.