Quem necessita chapas flexográficas pode economizar tempo, simplificar as operações e aumentar a produtividade, diz a Esko, que acaba de lançar o Flexo Engine.

Parte do recém-lançado Esko Software 21.11, a mais nova versão do Automation Engine apresenta o Flexo Engine, com uma série de novas ferramentas.

Chapa Esko

Robert Bruce, Flexo Software Product Manager da Esko, comenta: “A necessidade de entregar chapas de alta qualidade no menor tempo possível pode ser uma grande dor de cabeça. É por isso que desenvolvemos o Flexo Engine, uma ferramenta de última geração para ajudar os produtores de chapas a aumentar a eficiência, a produtividade e o desempenho.”

Robert diz: “Por exemplo, um painel intuitivo ajuda a simplificar as operações, enquanto a conectividade com equipamentos de outros fornecedores garante um fluxo de trabalho totalmente conectado.”

 O Flexo Engine também traz o recurso PlateID, a solução automatizada para o desafio de marcar chapas de forma permanente e com precisão. Atualmente, as chapas flexográficas são marcadas com inúmeras informações necessárias para o processo de impressão, incluindo o ID do trabalho, referências de cores, se impressão em superfície ou impressão reversa é necessária, tamanho da manga e data de fabricação. Até hoje, essas informações importantes geralmente eram incluídas numa etiqueta, entalhadas na chapa ou escritas à mão.

 “A chapa usa tecnologia de exposição e a gravadora de chapa CDI Crystal XPS para gerar imagens de todas essas informações vitais na chapa flexográfica abaixo da superfície de impressão”, explica Robert. “Isso torna as marcas perfeitamente legíveis e evita o problema de remover as tradicionais marcações em caneta com a influência de tintas, solventes e outros produtos químicos usados no processo de impressão.”

 Os benefícios do PlateID estão disponíveis para todos que usam o sistema de exposição Esko Crystal XPS. Além disso, os utilizadores do Flexo Engine também podem obter um outro recurso novo, o Auto Plate Cut, que economiza tempo e reduz desperdício. “Se uma empresa fizer 1000 trabalhos por ano, com a automação dessa tarefa, ela poderá economizar cerca de 250 horas por ano”, afirma Robert. “A eliminação de erros causados por saltos nas chapas permite que a máquina imprima mais rápido, com menos aparecimento de faixas, e também ajuda a reduzir o desperdício de chapas.”

O Flexo Engine é parte da versão mais recente do Automation Engine, lançado como parte da plataforma Esko Software.