A Canon, em colaboração com a Plockmatic, integrou em linha a série de impressoras a jato de tinta de alimentação automática Canon varioPRINT iX com o Plockmatic Digicoater Pro 400 HD LED, uma máquina de revestimento de papel.

A combinação das duas tecnologias significa que os utilizadores da varioPRINT iX na região EMEA podem agora produzir aplicações com revestimento UV de alta qualidade à velocidade nominal do motor num único fluxo de trabalho automatizado. Cartões de visita, postais, merchandise fotográfico, capas de livros e revistas e aplicações impressas onde o revestimento traz valor acrescentado são algumas das aplicações possíveis.

Falando sobre a parceria com a Canon, Johan Mikaelsson, VP Business Unit Inline & Group Technical Support do Plockmatic Group, afirmou: A tecnologia inovadora do Digicoater Pro 400 HD LED permite que as gráficas comerciais aumentem o valor das suas aplicações impressas e reduzam os seus custos de produção. Vemos a combinação do Digicoater Pro 400 HD LED com a série varioPRINT iX da Canon como uma combinação perfeita, que impulsionará o crescimento dos negócios e a satisfação dos clientes.”

A integração elimina a necessidade de intervenção manual e o risco de um estrangulamento da produção, além de tempos de resposta mais curtos. Ao optar-se por utilizar um verniz flood na produção de tais aplicações, são melhorados os resultados visuais e as características de proteção dos materiais impressos contra o desgaste, água, sujidade e alimentos.

Hayco Van Gaal, Vice President Sales and Service, Commercial Printing EMEA da Canon Europa, comentou: “Encontrámos uma forma de os nossos clientes ampliarem o seu portefólio de produtos e aumentarem as suas margens de lucro, enquanto maximizam o impacto das aplicações e minimizam os custos de produção.”

Canon varioPRINT iX com Plockmatic DigiCoater Pro

Graças à baixa cobertura de revestimento – apenas 2–4 g/m2 de verniz – necessária para completar o processo de cura UV, a Canon refere que é um processo mais económico em comparação com as tecnologias tradicionais, que usam 15–30 g/m2 nos processos de envernizamento. Como ambas as máquinas funcionam à mesma velocidade, o material pode ser impresso e depois revestido pelo Digicoater sem comprometer o desempenho ou a velocidade. O resultado final é entregue à temperatura ambiente, por isso as folhas ficam prontas de forma imediata, sem se enrugarem ou encolherem, para acabamentos adicionais.

O nível de compatibilidade e automação oferecido pela interface significa que o controlador PRISMAsync do mecanismo de impressão pode ser facilmente alertado sobre folhas soltas com erros de impressão, e a varioPRINT iX poderá reimprimi-las automaticamente sem ter que voltar a imprimir todo o restante trabalho.