EucaliptoA primeira ação de informação do Projeto Melhor Eucalipto de 2017 vai acontecer a 31 de Março em Santiago do Cacém e terá como parceiro a UNAC – União da Floresta Mediterrânica. A acção destina-se a proprietários e produtores florestais, estando o ponto de encontro marcado para a Delegação de Santiago do Cacém da Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano (ZAM Lote 5 - Santiago do Cacém). Segue-se depois uma visita de campo.


Os temas a abordar serão a Instalação e a Manutenção de Povoamentos de Eucalipto e os oradores serão técnicos da CELPA – Associação da Indústria Papeleira, The Navigator Company, Altri Florestal e Raiz – Instituto de Investigação da Floresta e do Papel.

Nos municípios que compõem a Área Intermunicipal do Litoral Alentejano, a que Santiago do Cacém pertence, o potencial teórico de aumento de produtividade dos eucaliptais seria de 40% se toda a área de eucalipto existente fosse rearborizada recorrendo às melhores práticas silvícolas e a plantas melhoradas, calcula a CELPA.

O Projecto Melhor Eucalipto tem como objectivo a divulgação das melhores práticas disponíveis para a gestão de povoamentos de eucalipto junto de técnicos, produtores e proprietários florestais, contribuindo para a melhoria de produtividade do eucaliptal nacional.

Durante o ano de 2016, o Projecto Melhor Eucalipto esteve em Penafiel, Mortágua, Góis, Castanheira de Pera, Figueira da Foz, Abrantes e Torres Vedras.
As próximas ações de informação serão mais a Norte, em Sanfins do Vouga, a 7 de Abril e em Coruche no dia 12 de Abril. O calendário completo pode ser consultado aqui: http://www.celpa.pt/melhoreucalipto/eventos/2017-04/.