Exemplo em 3DA Mimaki lança uma nova abordagem à impressão 3D com a introdução da 3DUJ-553 UV LED. É a primeira impressora 3D a prometer a impressão de mais de 10 milhões de cores, prometendo a produção foto realista de sinalética, protótipos, peças, produtos e outras aplicações 3D que antes exigiam a pintura separada.
 
"À medida que o mercado de impressão em 3D continua a crescer, a Mimaki viu a oportunidade de trazer uma solução verdadeiramente única para o mercado", diz Ronald van den Broek, diretor geral de vendas da Mimaki Europe.
 
E explica: "Outras soluções de impressão em 3D têm dois problemas principais quando se trata de criar objetos impressos em 3D. Primeiro, não podem produzir objetos com cores foto realistas. Isso muitas vezes implica que os objetos sejam pintados à mão, uma situação demorada e dispendiosa. Em segundo lugar, a maioria dos objetos impressos em 3D requer a remoção de dispositivos estabilizadores antes que possam ser usados. Isso leva tempo e implica o risco de danificar o objeto.
 
Com a Mimaki 3DUJ-553, ambas as dificuldades são eliminadas, pois é possível imprimir cores foto realistas, escolhendo entre 10 milhões de cores diferentes. O material de suporte, solúvel em água, pode ser facilmente lavado sem danificar o objeto. Isso possibilita a produção económica de produtos em 3D, requintados e com acabamento elaborado. Acreditamos que esta impressora será recebida calorosamente por profissionais em muitas indústrias, desde a sinalética e gráficos de exibição até educação, saúde, arquitetura, construção e muito mais ".
 
3DUJ 553 UV LEDCom o seu método de cura UV LED, a 3DUJ-553 é capaz de produzir objetos por camadas e aplicar um revestimento final de tinta UV de aproximadamente 22 mícrones usando CMYK e vernizes, produzindo um objeto acabado de qualidade. A cura por UV LED também aplica um calor mínimo ao objeto. A impressora exibe tempos de inicialização rápidos e uso mínimo de energia, reduzindo os custos gerais de funcionamento.
 
A abordagem à modelagem é capaz de atingir 84% da gama de cores FOGRA 39L e 90% da gama SWOP. A aplicação de uma camada de tinta branca resulta em objetos com cores brilhantes. A 3DUJ-553 aproveita os perfis de cor para uma visualização precisa da cor num monitor de PC. Isso garante especificações de cores precisas antes da impressão.
 
O uso de verniz transparente dá um efeito adicional aos objetos impressos em 3D, especialmente se o objeto for retro iluminado. A combinação verniz e CMYK abre a porta para aumentar a criatividade dos designers.
 
As tintas utilizadas pela 3DUJ-553 contêm uma resina acrílica que produz dureza equivalente à resina ABS. Isso significa que o revestimento, perfuração e fixação de parafusos podem ser realizados sem danos ao objeto. Também adiciona resistência climática, suavidade e força da superfície ao objeto.
 
A 3DUJ-553 possui uma câmara de monitorização que permite observar o status da modelagem, reduzindo as perdas.
 
A Mimaki é uma produtora de máquinas de impressão digital de grandes formatos e máquinas de corte para o mercado da sinalética, industrial e têxtil.