InapaA Inapa, distribuidora de papel e material de embalagem, lidera o Ranking de Internacionalização das Empresas Portuguesas (RIEP), pelo quarto ano consecutivo.
Os dez primeiros classificados no ranking geral foram os seguintes:

1º Inapa (distribuição de papel)
2º Grupo Ascendum (distribuição de equipamentos)
3º Casais (construção e engenharia)
4º Mota-Engil (construção e engenharia)
5º Grupo Ramos Ferreira (construção e engenharia)
6º Grupo PCG (construção e engenharia)
7º Hovione (produção de fármacos)
8º Grupo CJR (construção e engenharia)
9º Grupo Lena (construção e engenharia)
10º OutSystems (desenvolvimento de software)

O ranking das empresas com faturação até 300 milhões de euros é liderado pela Casais, seguindo-se o Grupo Ramos Ferreira e o Grupo PCG, as três da área da construção e engenharia. Já o ranking das empresas em número de países é liderado pela TAP (transporte aéreo), seguindo-se a Mota-Engil (construção e engenharia) e o Grupo Nors (distribuição de equipamentos).

O RIEP, que nesta quarta edição contou com a participação de 76 empresas, ainda que apenas 54 cumprindo os critérios de elegibilidade, ordena as empresas portuguesas segundo o seu grau de internacionalização. O ranking analisa ainda a evolução do processo de internacionalização e analisa quais as estratégias e práticas de gestão utilizadas pelas várias empresas. O RIEP é uma iniciativa do INDEG-ISCTE, em colaboração com o Núcleo de Estratégia e Negócios Internacionais da Fundação Dom Cabral, e com o apoio institucional da aicep Portugal Global.

O estudo é promovido pelo INDEG-ISCTE Executive Education e tem como objetivo premiar o grau de internacionalização das empresas portuguesas e perceber as melhores práticas.