Superphobic

A remoção das bolhas e dos gases nas tintas e revestimentos líquidos pode melhorar substancialmente o rendimento, reduzir imperfeições e colmatar as falhas dos tinteiros nas impressoras a jato de tinta. A pensar nisso, a 3M desenvolveu os contatores SuperPhobic. 


A tecnologia consegue extrair eficácia as bolhas e gases dissolvidos nas tintas utilizadas na impressão a jato de tinta e nos líquidos afetados pela presença de gases na linha de produção. Pode ainda ser utilizada para desgaseificar soluções de revelação, emulsões e soluções de revestimento fotográfico para papel, películas e placas de impressão.  

Os contatores utilizam um caminho de fluxo de líquido radial através da membrana para maximizar a transferência de massa e a extração dos gases. As membranas de fibras ocas (fabricadas a partir de uma membrana porosa semipermeável patenteada, que possui uma barreira não porosa, mas permeável aos gases da superfície externa da fibra) equilibram a área de superfície onde ocorre a desgaseificação.


Quando o líquido do processo entra em contato com a parede da membrana de fibra oca, a barreira da superfície externa permite a difusão do gás do líquido para a face de vazio, mas o líquido não passa pela parede da membrana.


O tempo necessário para a desgaseificação de uma solução diminui consideravelmente com a nova tecnologia, devido à grande área de superfície fornecida pela membrana de fibra oca para a transferência de gás, em comparação com o tanque de desgaseificação a vácuo tradicional.

Uma vez que os contatores SuperPhobic são utilizados em linha, a desgaseificação e a eliminação de bolhas são imediatas. Os líquidos com uma tensão superficial entre 20 e 40 dynes/cm são os mais adequados.

 

Os SuperPhobic estão disponíveis em vários tamanhos de acordo com as necessidades dos diferentes equipamentos. Os mais pequenos podem ser utilizados em impressoras a jato de tinta, enquanto que os maiores podem ser usados na alimentação de tinta para a impressora ou na operação de enchimento dos tinteiros.