Netflix Sans

Devido aos elevados custos de licenciamento a nível internacional, a Netflix abandonou a fonte Gotham e decidiu desenvolver a própria fonte. Em conjunto com a Dalton Maag, a gigante do streaming criou a Netflix Sans.


Um dos líderes da equipa de designers da Netflix Noah Nathan, comentou: “Com a natureza global dos negócios da Netflix, o licenciamento de fontes pode ficar muito caro. O desenvolvimento do tipo de letra  criou um elemento próprio e exclusivo para a estética da marca".


Noah foi o líder de projeto conjunto com Tanya Kumar, Andre do Amaral, David Gallagher e Monique Adcock, e a equipa da Dalton Maag.

Netflix Sans t


O tipo de letra foi criado com a estética de exibição e a funcionalidade mais pragmática em mente. Houve ainda preocupação com a aparência cinematográfica para as maiúsculas e com um aspeto compacto e eficiente para as proporções minúsculas. Noah descreve as letras como limpas e neutras, “um grotesco geométrico acessível”, eliminando o excesso e “favorecendo a arte sobre a distração”. O corte arqueado no “t” minúsculo é aparentemente inspirado na “curva cinemascópica” da marca.


A Netflix Sans foi criada em diferentes pesos incluindo regular, light, thin, medium, bold e black.

Netflix Sans medium