Epson The Green Choice
 
Se todas as empresas europeias apostassem na tecnologia de impressão a jato de tinta, substituindo a impressão a laser, seria possível poupar cerca de 176 milhões de euros em consumo energético e reduzir em 333 041 toneladas métricas as emissões de CO2 em toda a Europa. A conclusão é do Report Europeu de Sustentabilidade da Epson, intitulado The Green Choice.
 
A consultora refere que a poupança seria equivalente a retirar 71 315 carros da estrada e que está de acordo com o compromisso da União Europeia, em reduzir os níveis de emissão de gases de efeitos de estufa em 20%, assim como o objetivo da Epson, de reduzir as emissões de CO2 em 90% em todos os seus produtos, até 2050.
 
Tal é possível, diz a Epson, porque o jato de tinta utiliza menos 96% de energia e emite até 92% menos CO2, ao mesmo tempo que permite uma redução de 99% na geração de resíduos, quando comparada com a tecnologia a laser.
 
As vantagens ambientais e económicas da tecnologia a jato de tinta, analisadas por uma consultora independente, a TÜV Rheinland. Foram definidas a partir dos dados de vendas de impressoras em ambiente empresarial, referentes a 2016 e 2017, e da poupança prevista ao longo do tempo médio de vida útil dos equipamentos (quatro anos).
 
“Todos os nossos esforços estão centrados no objetivo de conseguir que as empresas europeias optem por produtos que respeitam o meio ambiente para equipar os seus escritórios”, explica Kazuyoshi Yamamoto, Presidente da Epson Europe.
 
“A exigência de tecnologia rentável, eficiente e respeitadora do meio ambiente, é uma constante atualmente. E isto é precisamente o que propomos na Epson, com a tecnologia que desenvolvemos: vantagens que se enquadram perfeitamente nas necessidades dos nossos clientes, que escolheram mudar para o jato de tinta, em lugar da tecnologia de impressão a laser e, com isso, poupar financeira e ambientalmente”, conclui.

The Green Choice, sublinha o compromisso da marca com a responsabilidade social corporativa em todas as suas áreas de atividade na Europa. O documento destaca a poupança conseguida ao nível de consumo energético, de água e de emissões de CO2 na empresa, a nível europeu.
 
Sublinha ainda o compromisso da Epson com a sua cadeia de distribuição e processos de fabrico, assim como o seu empenho no desenvolvimento de produtos que respeitam o meio ambiente e que permitem às empresas reduzir a sua pegada ecológica.
 
O The Green Choice vai ser publicado anualmente pela Epson, para mostrar os avanços conseguidos pela empresa em matéria de sustentabilidade.
 
O primeiro Report Europeu de Sustentabilidade da Epson, The Green Choice, pode ser consultado em www.epson.eu/about/environment