Programa de embaixadores Canon
 
A Canon Europa acolheu 17 novos fotógrafos e cineastas profissionais no Programa de Embaixadores para assinalar os 10 anos desde o lançamento. Os novos membros juntam-se assim aos 60 embaixadores já existentes, entre os quais os portugueses Joel Santos e Fernando Guerra, que foram apresentados em setembro do ano passado, após o relançamento do programa.
 
O Programa de Embaixadores da Canon Europa reúne alguns dos melhores fotógrafos e cineastas do mundo, bem como especialistas da indústria, que colaboram com a Canon e partilham uma paixão comum pelo storytelling visual.
 
A Embaixadora Canon e fundadora do primeiro festival internacional de fotografia na África Oriental, Aida Muluneh, comenta: “Na atual sociedade em evolução, é mais importante do que nunca olhar para um tema e proporcionar uma perspetiva inovadora que desafia o seu ponto de vista. Com o apoio da Canon, estou empenhada em continuar a impulsionar as minhas barreiras criativas e técnicas, revelando histórias inspiradoras que precisam de ser contadas. É uma honra fazer parte do programa da Canon juntamente com tantas pessoas inspiradoras que possuem tanta e tão variada experiência.”

Após uma avaliação a 104 profissionais, um painel de especialistas internos e externos selecionou 14 novos profissionais para o programa. Três participantes do Joop Swart Masterclass 2018, organizada pelo World Press Photo e apoiado pela Canon, garantiram também um ano de admissão.
O relançamento do programa em 2017 deu as boas-vindas a novos embaixadores e outros já existentes, incluindo o fotógrafo de vida selvagem Michael Nichols, e os fotojornalistas Brent Stirton e Paolo Pellegrin.
 
Richard Shepherd, Pro Marketing Manager, da Canon EMEA, comenta: “Quando o Programa de Embaixadores da Canon Europa foi lançado em 2008, estabeleceu um parâmetro de referência para a indústria. Desde o seu início, o programa observou os seus embaixadores a adotarem ativamente o seu papel, e muitos, a trazer à discussão alguns dos assuntos e eventos mais importantes da atualidade. Através de uma abordagem colaborativa com embaixadores antigos e atuais, estamos muito orgulhosos do que foi alcançado nos últimos dez anos. Enquanto mantemos um relacionamento valioso com embaixadores que confiam em nós há mais de uma década, temos também o prazer de continuar a convidar novas caras para o programa, que trazem novas ideias e demonstram compromisso em enfrentar diretamente os desafios da indústria.”
 
Esta é a listagem dos 17 novos membros e as suas especialidades fotográficas:

1. Markus Morawetz, Áustria – Casamentos
2. Aida Muluneh, Etiópia – Obras de Arte/Arquitetura
3. Felicia Sisco, França – Casamentos
4. Gil Gropengießer, Alemanha – Casamentos, Retratos/Moda
5. Julia Blumenthal, Alemanha – Casamentos, Retratos/Moda
6. Dafna Tal, Israel – Retratos/Moda
7. Antonio Gibotta, Itália – Casamentos
8. Ciro Gibotta, Itália – Casamentos
9. Georgina Goodwin, Quénia - Reportagem/Documentários
10. Sarah Waiswa, Quénia – Reportagem/Documentários
11. Muhammed Muheisen, Palestina – Fotojornalista
12. Tasneem Alsultan, Arábia Saudita – Reportagem/Documentários
13. Jaroslav Monchak, Ucrânia – Publicidade/Comércio, Retratos/Moda
14. Marina Karpiy, Ucrânia - Casamentos, Retratos/Moda
15. Daro Sulakauri, Geórgia (Joop Swart Masterclass 2018) – Fotojornalista/Documentários
16. Kevin Faingnaert, Bélgica (Joop Swart Masterclass 2018) – Reportagem/Documentários
17. Juanita Escobar, Colômbia (Joop Swart Masterclass 2018) – Reportagem/Documentários