Purissimo combate os alergénios
 
A empresa de acabamento têxtil Devan Chemicals lançou uma tecnologia para livrar os têxteis de alergénios libertados por cães e gatos. Purissimo é uma solução baseada em probióticos e, portanto, completamente natural. A tecnologia é uma novidade que pode ser poderosa para quem opera no mercado da impressão para a decoração de interiores, por exemplo.
A tecnologia foi inspirada pela experiência com o produto Purotex, uma solução de redução de alergénios que tem sido usada nas roupas de cama há mais de dez anos.

Nas últimas décadas, os animais de estimação foram subindo a escada social e passaram do ar livre para o interior da casa, como membros da família. A American Pet Products Association estima que 65% das famílias, nos EUA, possuem um animal de estimação, com gatos e cães a liderar as preferências.
 
Na Europa, mais de 30% das famílias possuem um animal de estimação. Embora os dados não sejam inequívocos, os investigadores acreditam que este contato cada vez mais próximo entre os seres humanos e animais de estimação e as maiores exposições aos alergéneos, daí resultantes, podem ser uma razão para o aumento das alergias aos animais de estimação.

Com o Purotex, uma tecnologia de redução de alergénios, prova-se uma redução de ácaros do pó em cerca de 99%. Mas, infelizmente, as alergias não se limitam aos ácaros e por isso a Devan iniciou novas investigações para outras alergias, como as despoletadas por cães e gatos. Os testes mostraram uma redução de 92,8 % na quantidade de alergénio do pelo do gato encontrado nas amostras, sendo que a tecnologia é baseada numa bactéria probiótica e é, por isso, totalmente natural.
 
Purissimo combate os alergénios

Primeiro, as bactérias probióticas inativas são encapsuladas em microcápsulas. Estas microcápsulas são então integradas em têxteis. Quando o tecido é exposto a fricção, as microcápsulas quebram e liberam os esporos. Os esporos absorvem a humidade, são transformados em bactérias probióticas e começam a consumir a matéria orgânica que contém os vários alergénios que causam reações alérgicas e asma.

Os alergéneos do animal de estimação são encontrados em locais onde não há animais de estimação (por causa da dispersão pela aderência às superfícies têxteis tais como a roupa e os sapatos), a solução da Devan poderia ser usada para tratar matérias têxteis do agregado familiar tais como tapetes, cortinas, telas estofadas, entre outros, resultando num ambiente limpo e sem alérgenos.
 
A solução também pode ser usada em espaços públicos, como escolas, hospitais e bibliotecas, sendo a tecnologia usada para evitar a dispersão de alérgenos de estimação e da exposição em "segunda mão".
 
A Devan Chemicals é um fornecedor de produtos químicos especializados, com sede na Bélgica e com escritórios no Reino Unido, Portugal e EUA. A empresa foi fundada em 1977 e opera nos campos de proteção (retardadores de chama), desempenho (tecnologia de controle de odores e outros), termorregulação (tecnologias PCM), saúde e bem-estar (aromaterapia, R-vital e controle de alergéneos) e fibras e fios.