KURZ Decoracao de plasticos
 
Cockpits automotivos controláveis por toque ou gestos, eletrodomésticos com um visual elegante e painéis de controle ocultos, superfícies planas que revelam designs retro iluminados quando abordados, são apenas algumas das novidades da HMI que a Leonhard Kurz vai apresentar na Fakuma. A Fakuma, feira internacional de processamento de plásticos, decorre de dois em dois anos e, em 21018, realiza-se em outubro, de 16 a 20, na Alemanha.
 
Os visitantes do stand da Kurz poderão ver uma gama abrangente de soluções de decoração de superfícies, tecnologias de sensores e aplicações de integração de sensores industriais que oferecem espaço para design e funcionalidade.

Integração automatizada de sensores com colagem de foils funcionais


Vai ser demonstrado, pela primeira vez, o processo de integração de sensores FFB (Functional Foil Bonding) numa máquina que foi recentemente desenvolvida pela Baier. O método permite que sensores de toque sejam integrados em componentes de plástico por meios totalmente mecanizados. O processo pode ser conectado diretamente ao molde de injeção. A máquina FFB pode ser integrada em linhas de produção de componentes e pode operar no modo inline ou offline. A operação do FFB pode ser executada por operadores de máquinas ou automatizada, proporcionando a capacidade de integrar sensores em produção em série. A solução de integração também tem vantagens sobre os métodos convencionais em relação à durabilidade, o que ajudará a alcançar os requisitos rigorosos da indústria.

Proteção de superfície integrada e legibilidade


A Kurz desenvolveu revestimentos que são resistentes a, por exemplo, abrasão, arranhões, produtos químicos e radiação UV. Os novos revestimentos garantem uma legibilidade fácil e sem distorção dos painéis de controle e displays de vários ângulos de visão e sob diferentes condições de iluminação. As camadas superiores com recursos específicos também podem ser produzidas: para telas de alto brilho e uma imagem rica em contraste ou para telas foscas antirreflexo.

Efeitos de design como dia e noite


Novas possibilidades para superfícies controladas por toque e projetos que usam tecnologia de sensores da PolyIC, subsidiária da Kurz, serão apresentadas. Em exibição, haverão efeitos expressivos de dia / noite com inversões de design criativo. Designs que são opacos sob condições de luz do dia, mas alteram a aparência na ativação por toque. Banham-se em iluminação ambiente e a cor e a intensidade da luz podem ser alteradas por meio de controles deslizantes ou botões. Designs sofisticados inspirados pela natureza e pela tecnologia, parcialmente ou totalmente iluminada, ou que exibem diferentes níveis de transparência. Também estarão expostos os designs de serigrafia da Burg Design, que desenvolvem um efeito de profundidade especial quando iluminado.

Novas superfícies suaves

 
Para decoração de moldes de componentes de plástico, a Kurz desenvolveu superfícies de toque suave. Vários efeitos hápticos podem ser produzidos, de suave como seda ou aveludado até superfícies pegajosas. Os elementos tácteis de toque suave podem ser combinados com uma vasta gama de designs visuais, que oferecem resistência à superfície e têm um efeito de otimização de som, graças às suas propriedades de amortecimento acústico.