reciclagem papelA taxa de reciclagem de papel, na Europa, atingiu os 71,7% em 2013. O total de papel colectado e reciclado mantém-se estável com pouco mais de 57 milhões de toneladas recicladas, apesar da diminuição do consumo do papel. Desde 1998, os últimos números apresentam um aumento de 45% desde que o european Recovered Paper Council se comprometeu com a European Declaration on Paper Recycling.

Beatrice Klose, presidente da ERPC, afirma: “Fazer com que a reciclagem seja simples e fácil requer um grande esforço por parte da cadeia de valor da indústria do papel e estamos muit satisfeitos com os resultados positivos”.

Mas esta tarefa não vai ser fácil nos próximos tempos. As quantidades e os padrões de consumo estão a mudar. Regista-se uma diminuição do consumo do papel de jornal o que deverá afectar negativamente os números acerca da reciclagem, já que os jornais e as caixas de cartão são os itens mais reciclados.

O papel tissue e sanitário está a aumentar mas não pode ser reciclado por motivos de higiene. No total, cerca de 21% do papel consumido não pode ser colectado ou reciclado.

Cerca de 11 países europeus têm uma taxa de reciclagem de 60% e outros 13 já atingiram uma taxa superior a 70%. A fibra de papel é reciclada cerca de 3,5 vezes na Europa, excedendo a média mundial de 2,4.