messe halleDurante o ano fiscal de 2011, a Messe Frankfurt registou um aumento recorde nos lucros das vendas internacionais e um resultado financeiro muito positivo. O número final nas vendas do Grupo foi de 467.5 milhões de euros. Durante a conferência anual sobre os resultados do Grupo, Wolfgang Marzin, Presidente e CEO da Messe Frankfurt, afirmou: “Apesar de 2011 ter sido um ano difícil do ponto de vista económico, conseguimos expandir as nossas atividades com sucesso.”

Tendo em conta as receitas dos serviços Accente Gastronomie Service GmbH e da Messe Frankfurt Medien und Service GmbH, uma considerável percentagem dos lucros do Grupo foi gerada em Frankfurt com cerca de 310 milhões de euros, ou seja, perto de 67%. Os negócios do Grupo fora da Alemanha registaram um novo recorde de vendas com 132.4 milhões de euros. Wolfgang Marzin afirmou: “Neste momento 28.3% da nossa receita é gerada fora da Alemanha”. As subsidiárias asiáticas que pertencem à Holding Messe Frankfurt Asia impulsionaram as vendas com 81.9 milhões de euros.

Com cerca de 34.4 milhões de euros, a Messe Frankfurt consegue novamente um resultado sólido. Klaus Münster-Müller, chefe do departamento financeiro da Messe Frankfurt sublinha que os negócios do Grupo “permanecem fortes”. No entanto, também foram pagas despesas adicionais tendo em vista a melhoria da qualidade dos espaços de exposição em Frankfurt. Tal como em anos anteriores, a Messe Frankfurt está numa posição em que pode distribuir 13 milhões de euros em lucro pelos seus acionistas.

O Grupo tem um total de 1.725 trabalhadores ativos. No ano passado, a Messe Frankfurt organizou um total de 100 feiras e exposições em todo o mundo. Estes certames receberam 3.4 milhões de visitantes e contaram com cerca de 68.800 expositores. Um total de 31 feiras decorreu em Frankfurt, 14 das quais foram organizadas pela Messe Frankfurt, registando aproximadamente 18.900 expositores e mais de 740.000 visitantes. Para além destes, realizaram-se outros seis eventos em diferentes cidades na Alemanha.

Cerca de 63 feiras profissionais e exposições foram organizadas fora da Alemanha. Os eventos internacionais da Messe Frankfurt conseguiram atrair cerca de 30.650 expositores e mais de 1 milhão de visitantes, o maior registo de sempre.

Previsões para 2012: vendas podem chegar aos 500 milhões de euros
Wolfgang Marzin: “Nos primeiros seis meses de 2012, tomámos importantes decisões estratégicas no setor operacional de negócios do Grupo”. Estas decisões incluem a construção do novo edifício de congressos ‘Kap Europa’ e o término antecipado de leasings do Grupo. Os eventos da Messe Frankfurt estão a correr bem ao nível mundial, com uma forte participação internacional e clientes muito satisfeitos. Wofgang Marzin explicou: “Beneficiamos do facto de trabalharmos um mix de setores que estão a prosperar através das nossas feiras líderes internacionais.” O responsável acrescentou que a Messe Frankfurt prevê que as vendas ascendam aos 500 milhões de euros em 2012, mantendo um resultado financeiro positivo.

Durante os próximos meses e anos, o Grupo pretende ampliar o sucesso registado até agora. Wolfgang Marzin referiu que: “nos últimos meses, melhorámos as nossas atividades. Estas alterações incluíram o aumento do nosso portfólio de feiras, trazendo melhorias duradouras aos nossos processos internos e estruturas.” Na sede do Grupo, em Frankfurt, o foco principal é desenvolver o portfólio do Grupo e dos eventos independentes, expandindo o negócio das conferências e congressos com o novo edifício ‘Kap Europa’ e investindo no crescimento dos serviços oferecidos em Frankfurt.

Wolfgang Marzin descreveu a dinâmica internacional do Grupo como sendo “fulcral para o sucesso”. A Messe Frankfurt tem vindo a conseguir um crescimento internacional estável há mais de 25 anos. Continuando sempre a expandir o seu portfolio com novas atividades, aquisições e parcerias. 
A Messe Frankfurt tem previsto o lançamento de 16 novas Feiras em 2012 e 2013. O foco será na Índia onde as estreias incluem a Secutech India, a Light India e a ACMA Automechanika.

Segundo um estudo do Instituto de Munique para Investigação em Economia, os eventos em Frankfurt geram 3.1 mil milhões de euros em poder de compra todos os anos e salvaguardam um total de 32.500 postos de trabalho na Alemanha.