ExposiçãoEntre Junho de 2014 e Maio de 2015 vão decorrer uma série de iniciativas incluídas no Ano do Design Português. A iniciativa resulta do objectivo de posicionar Portugal a nível internacional como um país inovador e contemporâneo e afirmar o design como uma área-chave para o desenvolvimento nacional.
 
O Ano do Design Português terá ligações ao tecido económico e às plataformas de educação e vai promover produções e acolher iniciativas independentes. Uma das iniciativas é a realização de uma exposição intitulada "A Liberdade da Imagem: Design e Comunicação Visual em Portugal (1974-1986)", comissariada por Guta Moura Guedes, com curadoria de José Bártolo, design expositivo de Miguel Vieira Baptista e design gráfico de João Faria.


Este projecto é uma parceria do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, do ministro da Economia, António Pires de Lima, e do  Ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete. Os três membros do Governo vão atribuir dois prémios, ambos no valor de sete mil euros, baptizados com o nome de duas de figuras da área do design: Daciano da Costa e Sebastião Rodrigues. Os premiados serão indivíduos ou entidades "cujos projectos demonstrem um investimento específico em investigação, pesquisa, sustentabilidade social, económica e ambiental e inovação".