A Conferência Print4All terá lugar no dia 11 de julho na Villa Quaranta, Ospedaletto di Pescantina, no coração de Valpolicella.

É o evento mais importante do ano no roteiro para a Print4All 2025, a exposição que terá lugar em 2025 na Fiera Milano.

O título, Future Print: supply chain outlooks and innovation for the printing industry of tomorrow (Impressão no futuro: perspetivas da cadeia de fornecimento e inovação para a indústria gráfica do futuro), fará uma análise dos avanços tecnológicos introduzidos no mercado nos últimos meses para considerar os rumos futuros de todas as áreas da indústria gráfica, da conversão à embalagem, da rotulagem à impressão comercial e industrial.

"A Conferência Print4All sempre foi um projeto estratégico que vai além de um simples evento de conferência e é o resultado de ser o único evento onde toda a cadeia de  impressão e conversão - fabricantes, gráficas, agências de comunicação / designers, marcas - se reúne e interage em torno das principais questões que impulsionam o setor e o mercado." - disse Daniele Barbui,  Presidente da Acimga - "O tema deste ano sublinhará mais uma vez a necessidade absoluta de enfrentar os desafios do futuro a partir de uma perspetiva comum, com cada vez maior inclusão e agregação. Isto reflete-se efetivamente no apoio de todas as associações do setor que confirmaram o seu apoio à edição de 2024 através do patrocínio ao evento."

"A edição de 2024 da conferência é o último passo fundamental no caminho para a próxima exposição, um evento de ponte que antecede a Print4All 2025." - acrescentou Antonio Maiorano, Presidente da ARGI - "Ambos os eventos se destacam no panorama global por serem eventos transversais e complementares que reúnem todos os níveis da cadeia num único momento e lugar, abraçando todas as tecnologias de impressão nos três pilares de Embalagem e Rotulagem, Impressão Comercial e Industrial ou Grande Formato."

print4all 2023

Ao longo do dia, as inovações e avanços tecnológicos serão agrupados em torno de três temas que anteveem as áreas especiais que regressam à exposição Print4All 2025:

  1. Impressão Verde: Um dos principais desafios que a indústria gráfica enfrenta é a sustentabilidade. A fim de melhorar o impacto ambiental do sector, é também necessário ter em conta os resíduos da produção, que devem ser tratados de acordo com a regulamentação em vigor e com o apoio de empresas especializadas, que estão agora na linha da frente na afetação de recursos consideráveis à investigação e desenvolvimento de soluções inovadoras.
  1. Experiência no Cartão Ondulado: o único segmento de mercado com crescimento constante, que não mostra sinais de desaceleração. Nos últimos anos, o setor tem-se caracterizado por um forte impulso inovador, demonstrando uma capacidade com elevado valor acrescentado, o que é mais evidente na Europa e em zonas geográficas onde se encontram os maiores fabricantes de máquinas e sistemas para a produção, conversão e impressão de cartão canelado, cujas atividades de I&D são de classe mundial.
  1. PrintMAT: Num contexto de mercado onde as marcas precisam cada vez mais expressar exclusividade e valores distintos, os materiais e suportes desempenham um papel fundamental. A inovação de materiais está a mudar a forma como as empresas produzem e é uma área de forte experimentação e criatividade, procurando novas formas de ultrapassar os limites tradicionais da impressão.

Para fornecer uma visão sobre o estado atual do mercado, bem como previsões e cenários futuros, os especialistas da indústria também fornecerão uma análise aprofundada de dados de toda a cadeia, tanto nacional quanto globalmente.

A Conferência Print4All, organizada pela Acimga (Associação Italiana de Fabricantes de Máquinas para a Indústria Gráfica, de Papel e de Conversão) e pela ARGI (Associação de Fornecedores da Indústria Gráfica), em colaboração com a Fiera Milano, é um evento destinado a toda a indústria de impressão e conversão. Antecede a edição da Print4All, na Fiera Milano (Rho), de 27 a 30 de maio de 2025.