Como fórum central da drupa 2024, de 28 de maio a 7 de junho, o novo Touchpoint Sustainability (Hall 14 / D60) focará o papel holístico da indústria do papel e da impressão na transformação sustentável.

A indústria alcançou grandes conquistas, que, no entanto, são frequentemente ignoradas, diz a organização. Cerca de 30 expositores apresentarão exemplos de melhores práticas, pioneiras de todas as áreas da cadeia de valor. O stand de mais de 400 m², que é plataforma de diálogo e show room ao mesmo tempo, será projetado pela associação industrial alemã, VDMA Printing and Paper Technology.

touchpointsustainabilityO papel e a impressão contam com tecnologias sofisticadas da engenharia mecânica e da construção de fábricas. E são estes que também garantem a qualidade e segurança dos processos durante a produção. A digitalização e a inteligência artificial são fatores-chave, não só no que diz respeito ao processo de transformação da indústria, mas também para efeitos de escala.

“A drupa é a feira mundial comercial líder do setor. Enquanto plataforma de troca de ideias, discussões e transferência de conhecimento, é o local para descobrir como a sustentabilidade, a digitalização e as inovações tecnológicas afetarão o futuro da indústria da impressão e do papel. Fóruns abertos a diversos expositores, como o Touchpoint Sustainability, são pontos de atração muito especiais”, afirma Andreas Pleßke, Presidente do Conselho e CEO da Koenig & Bauer e presidente da drupa, descrevendo a importância deste ponto de contato.

Fabricantes, cientistas e marcas demonstram como a transformação pode ter sucesso em toda a indústria. O espectro de empresas participantes da exposição e do programa conta como nomes como os da Epson, HP, Koenig & Bauer, Kurz, Heidelberg, Müller Martini ou Voith, além de start-ups especializadas.

No que diz respeito à sustentabilidade, a exposição conjunta de diferentes empresas e o programa de acompanhamento fazem do Touchpoint Sustainability um dos destaques da drupa 2024

“Com o Touchpoint Sustainability estamos a tratar de um tema muito importante para toda a indústria de impressão e papel. É aqui que a VDMA, os seus associados e outras empresas deste sector demonstram a sua grande dedicação em possíveis soluções para os inúmeros desafios. O conceito de ter alunos como parceiros para palestras e debates em todo o stand tem como objetivo despertar o interesse dos jovens pelo nosso setor”, afirma Thomas Schiemann, membro do conselho de administração da VDMA Printing and Paper Technology.

A área de exposição do Touchpoint está dividida de acordo com as diferentes áreas da cadeia de valor acrescentado – matérias-primas, produção, utilização e reciclagem – e de acordo com o fator tempo: O que já está disponível no mercado? Para onde leva o desenvolvimento? O foco está em questões como consumo de energia e recursos durante os processos produtivos, utilização de materiais e tintas de impressão, reciclagem de cores ou processos de acabamento que não agridam o meio ambiente. Possíveis abordagens para soluções são demonstradas com casos relevantes. O que começa com o aumento da eficiência, soluções digitais, neutralidade climática e economia circular rapidamente atinge o cumprimento das normas regulamentares e introduz novos modelos de negócio.

Além da exposição de melhores práticas, os visitantes podem esperar um programa de acompanhamento. Estão incluídos diversos palestrantes de política e gestão empresarial, mas também desenvolvedores de produtos, cientistas e outros especialistas.

Cada um dos onze dias de feira oferece de oito a dez eventos na agenda.