A Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) recebeu, a 9 e 10 de maio, o docente da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, Brasil, Edson da Costa Vitor.

Conhecido como Edinho Paraguassu, o profissional dinamizou workshops sob o título "A magia das rodas e brincadeiras cantadas!".

Com uma vasta experiência em educação e recreação, Edson da Costa Vitor conduziu a apresentação do livro "Jogos Tradicionais Infantis: Recreação e Abordagem Interdisciplinar".

O livro “Jogos Tradicionais Infantis – Recriação e Abordagem Interdisciplinar”, da autoria dos docentes da Escola Superior de Educação de Coimbra, Francisco Campos e Rui Mendes e ex-aluna de Desporto e Lazer, Daniela Almeida, tem prefácio de Carlos Neto. O livro oferece uma abordagem inovadora para a integração de jogos tradicionais no ensino de conteúdos curriculares e tem como público-alvo os professores de 1.º Ciclo, de Educação Física, de Inglês e de outras Atividades de Enriquecimento Curricular, assim como os Educadores do Ensino Pré-escolar.

A ilustração do manual foi realizado por alunos da licenciatura em Arte e Design, coordenada pela docente Sílvia Espada. O livro teve ainda como colaboradores especialistas os docentes da ESEC Pedro Balaus Custódio, Filomena Teixeira, Fernando Martins, Ricardo Melo, Ricardo Gomes, o professor convidado Pedro Mendes e Laura Silva.

A publicação do livro resulta de um trabalho iniciado em 2021 por Daniela Almeida através da Bolsa de Iniciação à Investigação IPC-ESSE/UNICI/BHMP-Grant-2-2020 – Sport, Physical Activity and Health pela UNICID-ASSERT, para a realização de um trabalho técnico-científico sobre “Jogos Tradicionais Infantis no 1º Ciclo do Ensino Básico: propostas e recriação e abordagem interdisciplinar”.

No livro será possível encontrar 28 jogos e respetivos materiais, regras e benefícios (físico-motores e outros); propostas de recriação e variantes; aprendizagens essenciais; abordagens interdisciplinares e progressões pedagógicas.