Numa parceria com a Autodesk, a Mimaki vai mostrar como dar vida a dados 3D das indústrias de design, engenharia e entretenimento através do software da Autodesk e da sua tecnologia de impressão 3D full-colour, em várias feiras em todo o mundo.

A Autodesk fornece software de design para as indústrias de media e entretenimento, de design e fabrico de produtos e de arquitetura, engenharia e construção. Ao combinar o software com as impressoras 3D da Mimaki, a 3DUJ-553 e a 3DUJ-2207, que conseguem produzir modelos full-colour em mais de 10 milhões de cores com o método de jato de tinta com cura UV, os dados 3D ganham corpo com cor.

As empresas vão mostrar o potencial de ambas as tecnologias para áreas diferentes. A Nilian Studios (Canadá), por exemplo, faz design de personagens para jogos e animações para produção e apresentação de figuras originais. A empresa utiliza o Autodesk Maya e o 3ds Max em todas as etapas do processo de produção, desde as animações iniciais até à modelagem 3D, mapeamento de texturas, rigging, animação e renderização final. Pela primeira vez, a Nilian utilizou a 3DUJ-553 para criar impressões 3D full-colour de personagens retiradas diretamente dos seus jogos e animações.

Policeman figure

«Fico muito entusiasmado por ver as nossas personagens ganharem vida! Uma impressão 3D full-colour melhora a nossa visão das possibilidades de merchandising do nosso produto ao trazer os nossos ativos digitais para o mundo real», comenta Ali Chenari, Diretor Criativo e Fundador da Nilian Studios. «Também nos ajudará a mostrar as nossas personagens aos nossos clientes, tornando possível enviar-lhes modelos reais quando lançamos uma ideia.»

O Boston Technology Center da Autodesk (EUA) faz design de produto. Exemplo disso é a visualização da estrutura interna de um pedal de travão desenhado generativamente para a Stewart-Haas Racing, uma equipa americana de corridas de stock cars, e impresso em 3D com a Mimaki 3DUJ-553. A Stewart-Haas Racing uniu-se à Autodesk para reduzir o peso do pedal de travão, um dos componentes mais importantes do Ford Mustang do piloto Cole Custer, usando o recurso "design generativo" do Fusion360. Como resultado, o novo design do pedal de travão reduziu o peso em 32% e aumentou a rigidez em 50%, desde que pudesse suportar ações de travagem equivalentes a 3000 voltas numa pista de corrida.

Autodesk picture Breakepedal renishow

A Fukken Co., Ltd (Japão) recorreu ao 3D na promoção de soluções para as necessidades da indústria da construção através da gestão integrada de dados 3D com o software BIM / CIM da Autodesk, a par da promoção da transformação digital. O sistema permite  a partilha e gestão de informações através de dados 3D entre todas as partes envolvidas em cada fase do processo, incluindo planeamento, levantamento topográfico, projeto, construção, gestão e manutenção. Os modelos de engenharia civil são impressos na Mimaki 3DUJ-553 para construir consensos com residentes e outras partes interessadas. A empresa utiliza a AEC Collection da Autodesk como seu software BIM / CIM, assim como utiliza a impressora 3D full-color 3DUJ-553 da Mimaki para produzir modelos a partir dos dados 3D que projetou.

Um representante da Fukken comentou: «Investimos na Mimaki 3DUJ-553, em 2021, satisfeitos com a sua capacidade de mostrar pequenos detalhes, algo que era difícil com a impressora 3D full-colour à base de gesso que estávamos a utilizar. Na 3DUJ-553 também podemos cobrir pequenas partes com tinta transparente para evitar que quebrem.»

A Mimaki vai apresentar a Autodesk x Mimaki Full-Colour World nas seguintes feiras em maio e junho:

9 a 11 de maio  - Rapid Tech 3D (Erfurt, Alemanha)

10 a 12 de maio  - EDIX Tokyo (Tóquio, Japão)

6 a 8 de junho  - TCT 3SIXTY 2023 (Birmingham, Inglaterra)

22 a 24 de junho  - Next Generation 3D Printer Exhibition / Japan Manufacturing World (Tóquio, Japão)