A IDTechEx prevê que 2024 será um ano marcante para a impressão 3D.

De acordo com a consultora, embora a pandemia da COVID-19 tenha inicialmente reduzido as vendas de impressoras 3D, também criou oportunidades para a manufatura aditiva mostrar seus pontos fortes.

No relatório, "Impressão 3D e Manufatura Aditiva 2024-2034: Tecnologia e Perspetivas de Mercado", a IDTechEx analisa movimentos de mercado por parte dos principais players para consolidar a sua posição e refere que, em 2023, quase houve o maior marco na história da indústria até agora: uma potencial fusão entre a Stratasys, Desktop Metal ou 3D Systems.

Embora nenhuma dessas fusões se tenha materializado, a possibilidade deixou claro que os principais players do setor acreditam na necessidade de fusões e aquisições (M&A) para consolidar recursos-chave e responder às necessidades complexas dos clientes.

Com utilizadores finais relevantes, como a Tesla e a Apple, a procurar a impressão 3D para aplicações de médio e alto volume, os clientes continuam a ver a proposta de valor que a impressão 3D oferece. Por isso, a consultora espera que o mercado ultrapasse os € 45 biliões em vendas de hardware e material até 2034.