O Politécnico de Coimbra pretende atribuir Bolsas Impulso no valor global que ronda os 200 mil euros aos candidatos que frequentem no próximo ano letivo 2023-24 os cursos realizados no âmbito do PRR nos dois polos da instituição: a Escola da Floresta na Lousã e a Cantanhede Creative School.

As bolsas permitem aos candidatos receber uma bolsa de apoio ao pagamento da propina, com a possibilidade acrescida de obter uma bolsa de apoio à deslocação / transporte.

Estudar

A Escola da Floresta na Lousã tem três cursos previstos para o próximo ano letivo. Até dia 3 de setembro está aberta a primeira fase de candidaturas para o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) de Operações Florestais (ministrado pela Escola Superior Agrária do IPC) e o CTeSP de Geoinformática (ministrado pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPC). No caso da Pós-Graduação em Cadastro Predial – tipologias B e E (ministradas pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPC do IPC), as candidaturas decorrem até dia 25 de setembro. A Escola da Floresta é focada nas áreas da floresta e do combate ao fogo, potenciando os agentes instalados no território nesta área de atuação, e resulta de uma parceria com a Câmara Municipal da Lousã, situando-se nas antigas instalações da EDP na Rua Eng.º Duarte Pacheco.

A Cantanhede Creative School vai ter dois CTeSP ministrados pela Escola Superior de Educação do IPC, Design de Produto e Luz e Som para Artes Performativas, estando igualmente aberta até dia 3 de setembro a primeira fase de candidaturas. As escola é focada na área das artes e da criatividade e resulta de uma parceria com a Câmara Municipal de Cantanhede, situando-se na antiga escola primária Conde Ferreira.

O projeto “Impulsionar as Pessoas e o Território” é uma iniciativa do Instituto Politécnico de Coimbra concebido com inúmeros agentes do território, nomeadamente câmaras municipais, empresas e instituições do setor social. O consórcio tem como missão o desenvolvimento de programas de formação no âmbito dos programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos (cofinanciado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia), desde a fase de desenvolvimento dos planos formativos, passando pela implementação do programa, até à integração no mercado de trabalho dos formandos.

As candidaturas deverão ser efetuadas na plataforma inforestudante.ipc.pt, podendo os interessados obter mais informações sobre as condições e acesso ao curso e às bolsas atrás mencionadas no website do IPC em https://www.ipc.pt/ipc/impulsos/.