O artista João Cavalheiro, mais conhecido por Styler, pintou obra de Street Art em Cuba, para recuperação urbana de um edifício da cidade de Cienfuegos. O graffiti teve inspirações na natureza e expressão humana.

«Inspirei-me muito nas cores que vi, na envolvência, as casas, e sobretudo as cores fortes e vibrantes. O projeto já estava estipulado, mas eu acabei por adaptar o projeto no terreno, absorvendo o local. Eu tinha em mente desenhar um olho de uma criança, mas desenhei o olhar de Mauro, filho do Santiago Hermes [artista local que iniciou este projeto]. O Mauro está este ano a acabar os seus estudos na escola de artes e o olhar de um jovem que está neste momento a iniciar a sua vida acaba por ser uma coisa bonita de se ver, como uma abertura muito grande para o futuro», conta Styler, acrescentando que no olhar se vê realmente a rua que está na sua direção, como se fosse um reflexo em tempo real. 

A viagem do artista português foi solidária, em parceria com a ONG Oikos através do projeto “Trazos Libres". O projeto, em implementação desde 2020, procura o desenvolvimento local inclusivo através da cultura, da renovação sociocultural e do crescimento económico da cidade de Cienfuegos.

A pintura de um edifício completo de duas fachadas demorou uma semana a ser concluída, sob o olhar atento da comunidade que ficou rendida ao talento de Styler, mas também à forma de ser, disponibilidade e partilha de conhecimento, especialmente com jovens artistas. «É um artista que aprendeu na rua, a fazer arte para todos, expressando o seu mundo. Ele passa a vida a sorrir para todos, a admirar o trabalho dos outros sem vê-lo abaixo do seu, algo que me parece extremamente admirável; tanto como ser humano quanto como artista. Ter aqui um ‘mundo seu’ parece-me um completo elogio a este lugar» conta Erika, estudante.  

Styler cuba© Styler

Juana Rosa, residente da casa em que Styler interveio, confessa que «a fachada era muito feia e sempre soube que com os meus recursos, não ia conseguir pintá-la. Sinto-me muito abençoada e cheia de sorte.»

A participação do Styler insere-se no apoio à realização de murais urbanos em fachadas degradadas do bairro popular de La Gloria, como forma de reabilitação urbanística e promoção turística da zona, através da mobilização comunitária.  Até ao momento o projeto apoiou a pintura de 48 murais, mobilizando artistas locais, nacionais e internacionais. 

Cienfuegos, capital de província conhecida como a “Pérola do Sul de Cuba”, está agora ainda mais bonita também com o cunho português dado pela mão de Styler que diz que o fez pelo «prazer de poder partilhar o que faço com outro país do outro lado do mundo, o que foi muito gratificante.»   Styler revela que o mais positivo «foi não só aquilo que eu fiz, mas o que aprendi com toda a comunidade: residentes, locais e pessoas que trabalhavam na Oikos. Trataram-me muito bem. E acabei por levar uma boa parte de lá para aqui... agora ouço músicas típicas (a rumba e outros) e esta experiência está ainda presente comigo. Trago as pessoas, a música, a cultura e a vivência com as famílias e a comunidade. Nota-se que que é um povo muito unido.» 

O projeto é promovido pela Oikos, Câmara Municipal de Cienfuegos e Universidade de Cienfuegos, e insere-se na dinâmica comunitária da iniciativa ‘Trazos Libres’ - promovida pelo artista Santiago Hermés, também parceiro da iniciativa. Conta com financiamento da União Europeia e do Governo Português, através do Camões I.P.