Em comemoração do Dia Internacional da Saúde Mental, que se comemora a dia 10 de outubro, Guel Do It homenageia o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho (CHVNGE) com a oferta de uma obra de arte única.

O mural, com cerca de 50 metros quadrados, é pintado na fachada do edifício do Serviço de Psiquiatria, procurando humanizar o discurso à volta da saúde mental.

Mural Guel Do It2

O convite partiu do Hospital com a intenção de criar um momento para o Dia Internacional da Saúde Mental, para pintar o slogan que marca a semana da saúde mental numa pequena parede. O artista diz: «no entanto, achei que devia contribuir com algo mais enriquecedor tanto para o Hospital, como para mim, como para quem passe por lá. Dessa forma, resolvi propor a oferta de uma obra que refletisse sobre o tema com uma dimensão considerável no edifício do Serviço de Psiquiatria.»

Com sensivelmente 50 metros quadrados e 5 dias de produção, Miguel Mazeda explica que «a obra reflete sobre o processo da doença, alertando para a preocupação pelo próximo, afastando-se das metáforas letais do medo, que são criadas em torno das doenças mentais.» O artista procura humanizar o discurso à volta da doença mental, reforçando que «a ideia não é refletir sobre o processo numa perspetiva quantitativa enquanto duração desse momento de doença, mas sim qualitativa, na medida em que esta tem um caminho que é traçado para um sítio melhor.» Após a inauguração, o CHVNGE promove ainda várias iniciativas, como o Autocarro da Saúde Mental, uma sessão de poesia no Jardim do Morro e até um concerto no Auditório Municipal de Gaia.

Mural Guel Do It

Miguel Mazeda, artista visual, iniciou a sua ligação à arte em 2011, interagindo com o ambiente urbano sob o nome de Guel Do It. É natural de Vila Nova de Gaia, e reúne um vasto portfólio com trabalhos para marcas nacionais e internacionais de renome, como Adidas, BMW, H&M, entre outras. Além disso, realizou intervenções artísticas em espaços públicos e participou em festivais internacionais.

Em 2020, foi o artista responsável pelo mural de homenagem aos profissionais de saúde no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, num dos períodos mais difíceis dos últimos anos. Em 2022, a convite do Vitória Sport Clube, criou um mural em homenagem a Neno no Estádio D. Afonso Henriques, no dia em que o ex-jogador teria completado 60 anos. Com início em 2021, continuação em 2022 e conclusão em 2023, a convite da Liga Portugal, pintou um mural em Leiria para marcar cada ano da edição Final Four da Allianz Cup. É referenciado por várias publicações como um dos maiores talentos portugueses com menos de 30 anos, sendo responsável por alguns dos murais mais mediáticos em Portugal.