A International Paper confirmou ter feito uma proposta para aquisição da totalidade do capital da DS Smith.

Nos termos da proposta, os acionistas da DS Smith receberiam 0,1285 ações da International Paper por cada ação que possuam na DS Smith. Ou seja, os acionistas da DS Smith possuiriam aproximadamente 33,8% do grupo.

A aquisição pela International Paper criaria um grupo com uma posição fortalecida, com a integração de várias fábricas e a otimização das redes de distribuição na Europa e nos Estados Unidos.

O grupo beneficiaria de sinergias significativas, incluindo uma maior integração, melhorias comerciais e operacionais, assim como economias de escala.

Anteriormente, foi anunciado que a papeleira Mondi teria chegado a acordo com a DS Smith sobre os principais termos financeiros de uma possível oferta para a aquisição da totalidade do capital social emitido e a emitir pela DS Smith.

Os acionistas da Mondi deteriam 54% e os acionistas da DS Smith 46% do capital social emitido e a emitir da Mondi. O grupo continuaria a ser liderado pela atual gestão, com Andrew King como CEO, Mike Powell como CFO e Philip Yeah como presidente. No entanto, o acordo não constitui uma oferta pública de aquisição. A DS Smith solicitou a prorrogação do prazo até 4 de abril de 2024, às 17h GMT.

A combinação, de ambas as empresas, criaria um líder pan-europeu da indústria em soluções de embalagem à base de papel, com receitas de vendas superiores a 17 mil milhões de euros. A Mondi tem mais de 22 000 colaboradores em 100 locais de produção. A DS Smith conta com 30 000 colaboradores e opera em 30 países.