A WPP decidiu fundir a Wunderman Thompson e a VMLY&R para criar a VML, sob a liderança de Jon Cook como CEO global e Mel Edwards como presidente global. A fusão das duas agências cria um negócio com mais de 30 000 pessoas em 64 mercados.

Anteriormente, a Wunderman Thompson e a VMLY&R já colaboraram em campanhas de clientes como a Colgate-Palmolive, a Dell, a Ford, a Microsoft, a Nestlé e a The Coca-Cola Company.

«Este é o conjunto certo de capacidades, oferecido no momento certo, numa escala sem precedentes», disse Mel Edwards, Presidente Global. «É emocionante porque com esta nova agência temos a oportunidade de moldar o futuro do marketing moderno em todos os principais mercados do mundo. As oportunidades que proporciona ao nosso pessoal e o crescimento que podemos proporcionar aos nossos clientes à escala global fazem deste um verdadeiro divisor de águas para cada negócio e para a indústria em geral.»

VML

Mark Read, CEO da WPP, explicou: «A escala é importante, à medida que a IA e a tecnologia transformam o marketing e os clientes procuram simplificar os seus relacionamentos. A VML combinará criatividade de classe mundial com o profundo conhecimento em dados, tecnologia de marketing e plataformas para oferecer vantagem competitiva a marcas ambiciosas. É mais um passo importante para a WPP à medida que continuamos a remodelar a nossa oferta para o futuro.»

Diz ainda: «Separadamente, a Wunderman Thompson e a VMLY&R são duas das agências mais fortes e com o melhor desempenho da WPP. Juntas fornecerão um conjunto de recursos mais amplo e totalmente integrado, em todos os mercados. Os profissionais de marketing esperam ligações perfeitas entre a publicidade da sua marca e as soluções e plataformas tecnológicas. A VML fornece uma solução imediata para esse imperativo comercial.»

Debbi Vandeven será a diretora criativa global, Eric Campbell será o diretor global de contas, Ewen Sturgeon será CEO da região EMEA; e Audrey Kuah e Yi-Chung Tay serão co-CEOs da APAC.

A nova agência entrará em atividade a 1 de janeiro de 2024.