Há vantagens na impressão a jato de tinta à base de água de alta viscosidade, diz um novo estudo independente.

A pesquisa, divulgada durante o Open Day & FuturePrint Tech da Xaar  é da autoria de Chris Phillips e Davide Deganello, do Welsh Centre for Printing and Coating da Swansea University.

Os investigadores forneceram provas dos resultados da jato de tintas de viscosidade mais elevada quando comparadas com viscosidades "convencionais" em substratos revestidos e não revestidos.

Usando uma cabeça de impressão Xaar Aquinox e tintas à base de água ciano da Nazdar, a equipa mostrou várias vantagens na impressão de fluidos de alta viscosidade. As densidades de cor medidas foram vistas como sendo até 60% maiores, permitindo ganhos de produtividade ao ejetar a tinta de maior viscosidade.

A amostra com mais viscosidade permitiu o mesmo resultado de impressão com menos tinta, reduzindo o volume de tinta necessário e a energia necessária na secagem. Foram testados dois conjuntos de tinta, um com maior carga de pigmento e outra com menos, e ambas as tintas de alta viscosidade e convencionais em cada conjunto de tinta tinham uma relação pigmento/aglutinante fixa para permitir uma comparação justa.

XaarOpenDay2

Os testes demonstraram que a viscosidade era o principal facilitador para os melhores resultados de cor, em vez da carga do pigmento. A menor quantidade de água nas tintas com mais viscosidade significou menos absorção no substrato, proporcionando o impacto de cor sem a necessidade de mais pigmento. 

Além disso, os testes no cartão não revestido mostraram que, usando Ultra High Viscosity para permitir uma carga de pigmento mais alta do que é normalmente possível, alcançaSe uma densidade de cor maior. Isso abre a possibilidade de remover o primer ao imprimir em cartão, proporcionando benefícios de sustentabilidade e simplificação de processos.

Os resultados completos da pesquisa da Universidade de Swansea serão disponibilizados em breve e o projeto continuará a investigar o processo, a funcionalidade, o custo e os benefícios de sustentabilidade, que os fluidos de alta viscosidade e alta carga de partículas podem fornecer.